Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Inscrições abertas à primeira turma do Mestrado em Agronegócios da UFSM – Palmeira das Missões



As Coordenações dos Programas de Pós-Graduação e a Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa tornam público que, no período de 18 a 31 de maio de 2016, até às 19h59min, no http://site.ufsm.br/editais/prpgp, estarão abertas as inscrições, via web e postagem dos documentos necessários à avaliação do candidato ao processo seletivo da Pós-graduação, em nível de Doutorado, Mestrado e Especialização, para ingresso no segundo semestre de 2016, conforme descrito a seguir:

ATIVIDADES

PRAZOS

Período de inscrições via web (http://site.ufsm.br/editais/prpgp) pagamento da taxa de inscrição e postagem dos documentos necessários à avaliação dos candidatos

18 a 31 de maio de 2016, até às 19h59min

Período de solicitação via web (http://site.ufsm.br/editais/prpgp), de isenção de pagamento da taxa de inscrição

18 a 23 de maio de 2016, até às 23h59min

Divulgação da relação dos candidatos com a taxa de inscrição isenta

24 de maio de 2016

Data e horário limite para pagamento da taxa de inscrição

31 de maio de 2016, até às 19h59min

Divulgação da relação dos candidatos que efetuaram o pagamento da taxa de inscrição

06 de junho de 2016, até às 17 horas

Divulgação da relação final dos candidatos que efetuaram o pagamento de taxa de inscrição

10 de junho de 2016, até às 17 horas

Data limite para o Curso entregar à PRPGP a relação dos candidatos classificados

01 de julho de 2016, até às 16 horas

Data limite para a PRPGP divulgar a relação dos candidatos classificados

05 de julho de 2016, a partir das 18 horas

Período para interposição de recurso administrativo

01 a 07 de julho de 2016

Divulgação do resultado final dos candidatos classificados e suplentes na página (http://site.ufsm.br/editais/prpgp)

08 de julho de 2016

Período para solicitação de confirmação da vaga no site www.ufsm.br/derca, entrega ou postagem dos documentos para os candidatos classificados

12 a 15 de julho de 2016

Período de solicitação de matrícula via web, para os candidatos classificados

19 a 22 de julho de 2016

Data prevista para publicação pelo DERCA de edital de chamada dos candidatos classificados como suplentes, pelo DERCA

29 de julho de 2016

Período para solicitação de confirmação de vaga via web e entrega no DERCA dos documentos necessários à confirmação de vaga e matrícula dos candidatos classificados para ingresso no 2ª semestre de 2016 e convocados através de edital de chamada de suplentes

01 e 02 de agosto de 2016

Início das aulas do segundo semestre letivo de 2016

08 de agosto de 2016

O edital completo está disponível em http://site.ufsm.br/arquivos/uploaded/editais/8143d55d-3d53-4826-a6ec-92f3b3809d24.pdf.

NORMAS ESPECÍFICAS PARA A SELEÇÃO DO PPGAGR em nível de Mestrado Acadêmico:

31 MESTRADO EM AGRONEGÓCIOS (CÓDIGO 1129)

31.1 Área de concentração: Desenvolvimento e Sustentabilidade nos Agronegócios.

31.2 Linhas de Pesquisa, Professores Orientadores e número de vagas: 18 vagas

Linhas de Pesquisa

Professores Orientadores

Vagas

 Arranjos Organizacionais e Competitividade nos Agronegócios

 Adriano Lago

9

 Antônio Joreci Flores

 Nilson Luiz Costa

 Olívio Alberto Teixeira

 Paloma de Mattos Fagundes

 Sibele Vasconcelos de Oliveira

 Tanice Andreatta

 Gestão de Sistemas de Produção Agroindustrial

 João Pedro Velho

9

 Juliana Sarubbi

 Luciana Fagundes Christofari

 Rafael Lazzari

 Rosani Marisa Spanevello

31.3 Candidatos: Diplomados, em nível de graduação

31.4 Documentação necessária à avaliação do candidato:

31.4.1 Currículo Lattes comprovado com a Ficha de avaliação do Currículo preenchida, com a produção científica de janeiro de 2011 até maio de 2016 (Anexo 31.2). Os candidatos que não preencherem corretamente a ficha em anexo serão desclassificados.

31.4.2 Carta de intenção do candidato com a justificativa para a realização do Curso e futura aplicação dos conhecimentos a serem adquiridos (com, no máximo uma página, escrita em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples).

31.4.3 Projeto de Pesquisa com, no máximo, 05 (cinco) páginas, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples. O projeto deverá conter: a) Título, nome do candidato, área de concentração (linha de pesquisa); b) Introdução (problema de pesquisa e justificativa com referencial teórico); c) Objetivo geral e objetivos específicos; d) Hipóteses (opcional); e) Metodologia e; f) Referências Bibliográficas.

31.4.4 Histórico escolar da graduação;
31.4.5 A documentação necessária à avaliação do candidato deverá ser enviada durante o período de inscrição (18 a 31 de maio de 2016, até às 19h59min, no http://site.ufsm.br/editais/prpgp), via correio (sedex), com data e carimbo de postagem, identificando o envelope no campo remetente, com as seguintes informações:

nome completo
curso Mestrado em Agronegócios
linha de pesquisa
para: Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR/UFSM). Av. Independência, nº 3751; Bairro
Vista Alegre; Palmeira das Missões, RS; CEP: 98300-000.

Informações adicionais poderão ser obtidas na página do Programa http://www.ufsm.br/ppgagr no item “editais e seleção”, e-mail ppgagr@ufsm.br e telefone (55) 3742-8800.

31.6 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: A seleção será compostas por três etapas: 31.6.1 Primeira Etapa:

31.6.1.1 Prova escrita, com peso 3,0, será realizada no dia 08 de junho de 2016, no Campus UFSM Palmeira das Missões. A sala de realização da prova será divulgada no site do PPGAGR até o dia 06 de junho de 2016. As referências bibliográficas para a prova escrita estão disponíveis no Anexo 31.3. O candidato selecionado na prova escrita deverá obter a nota mínima de 6,0 (seis vírgula zero). A relação dos candidatos selecionados nesta etapa será divulgada até o dia 14 de junho de 2016, na página do Programa http://www.ufsm.br/ppgagrO prazo para interposição de recurso administrativo referente a nota da prova escrita deverá ser solicitado junto à Comissão de Seleção através do e-mail ppgagr@ufsm.br, até às 22 horas do dia 15 de junho de 2016.

31.6.2 Segunda Etapa:
31.6.2.1 Análise do Projeto de Pesquisa, com peso 1,0, de acordo com os critérios de avaliação no Anexo 31.4.
31.6.2.2 Análise do Curriculum, com peso 3,0, de acordo com os critérios no Anexo 31.2.
O candidato deverá obter nota mínima de 5,0 (considerando a média e os pesos das notas da primeira e a segunda etapa). A relação dos candiatos selecionados e o cronograma das entrevistas será divulgado na página do Programa http://www.ufsm.br/ppgagr, até o dia 17 de junho de 2016.

31.6.3 Terceira Etapa:

31.6.3.1 Entrevista presencial, com peso 3,0, será realizada no período de 20 a 24 de junho de 2016. O candidato que não comparecer no local, data e horário agendado pela Comissão de Seleção para a entrevista será desclassificado do processo seletivo. A entrevista será baseada nos critérios de acordo com o Anexo 31.5. A entrevista será realizada na Av. Independência, 3751. Bairro Vista Alegre. UFSM Campus Palmeira das Missões, Prédio Central, sala 311. CEP 98.300-000, Palmeira das Missões, RS.

31.7 O candidato classificado deverá obter nota mínima igual ou superior a 5,0.

Todos os anexos citados ao longo do texto podem ser encontrados nas páginas 102 a 107 do Edital 022/2016, disponível emhttp://site.ufsm.br/arquivos/uploaded/editais/8143d55d-3d53-4826-a6ec-92f3b3809d24.pdf. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-764

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes