Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Aula Inaugural do Curso de Enfermagem faz alusão ao Dia Internacional da Mulher



Aconteceu, no dia 08 de março, aula pública do Curso de Enfermagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que teve como o tema: Adoecimento feminino e seus determinantes sociais econômicos e políticos. A atividade ocorreu no auditório do campus Palmeira das Missões e congregou trabalhadores do campo da saúde e da assistência social, estudantes e professores dos Cursos de Enfermagem, Nutrição, Ciências Econômicas e Ciências Biológicas,

Na ocasião, a assistente social da 15ª CRS, Haiala Patrícia Frandalozzo, apresentou os indicadores regionais de saúde e doenças que mais acometem as mulheres. Em seguida, o professor do Curso de Economia UFSM/PM Dr. Thales Viegas abordou os determinantes econômicos que afetam a vida e a saúde das mulheres. A questão previdenciária e suas consequências na vida e na saúde das mulheres foi o tema tratado pela assistente social do INSS Márcia Perpetua de Carvalho. A violência contra a mulher foi transversal aos demais temas tratados, quando as profissionais do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS)/PM Flávia Kreutz Berres, assistente social, e Rafaela Scherer, psicóloga, expuseram acerca do cotidiano do serviço, que tem como foco o atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade, dentre as quais está a violência contra as mulheres.

O evento foi promovido pelo Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gênero, Vulnerabilidade e Cultura (GENVULC) da UFSM/PM, pela 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e pelo Movimento Regional em defesa da Saúde Pública.

 



Publicações Recentes