Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva é contemplado com edital FAPERGS



            O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva (NEPESC-UFSM) do Campus de Palmeira das Missões foi contemplado na CHAMADAFAPERGS/MS/CNPq/SESRS n. 03/2017 – Programa pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde PPSUS – 2017. A presente chamada teve como objetivo apoiar financeiramente o desenvolvimento de pesquisas que visem a contribuir para resolução dos problemas prioritários de saúde em cada UF do país e para o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

            No total foram 299 propostas sendo contempladas 76 e dentre essas a proposta vinculada ao NEPESC intitulada DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, FAMÍLIAS E REDE DE APOIO NO CENÁRIO RURAL: múltiplas vulnerabilidades. O projeto tem como objetivo conhecer e analisar o cenário em que vive a pessoa com deficiência e sua família residente em cenário rural dos municípios da área de abrangência da 15ª e da 19ª Coordenadoria Regionais de Saúde do Rio Grande do Sul. Conta com uma equipe de pesquisadores vinculados a UFSM, UFRGS, IFRS e FURG, como também profissionais das Coordenadorias Regionais de saúde e da rede de serviço municipal.

            Segundo a Coordenadora do projeto Profa. Dra. Marta Cocco da Costa “essa proposta estruturou-se a partir de parcerias entre profissionais e instituições de saúde, aliados em uma base acadêmica, o que irá contribuir para aproximação das bases institucionais, assistenciais e de pesquisa. Também busca-se sensibilizar gestores e profissionais da saúde para a criação de equipes de saúde da família voltadas ao contexto rural ou a qualificação das equipes existentes e contribuir na construção de agendas públicas de saúde direcionadas as pessoas com deficiência e suas famílias, e para o estabelecimento de parcerias intersetorais que promovam o suprimento de suas necessidades.”

            A Profa. Dra. Andressa de Andrade líder do NEPESC, reforça “o resultado deste edital demonstra o esforço e o comprometimento de uma equipe multiprofissional, composta por pesquisadores, gestores e profissionais da rede de saúde, no sentido de ampliar o olhar à pessoa com deficiência que reside no meio rural. O trabalho que se inicia a partir de agora, exigirá o empenho de profissionais de diversas áreas, refletindo no compromisso com a saúde em nossa região”.

Instituições e Pesquisadores envolvidos na proposta:

UFSM – Campus Palmeira das Missões

Andressa de Andrade, Darielli Gindri Resta Fontana, Isabel Cristina dos Santos Colomé, Marta Cocco da Costa, Neila Santini de Souza, Fabiano Geremia, Andrieli de Moura Vieira, Caroline de Lima, Fernanda Honnef, Jaqueline Arboit, Karoline Ardenghi Marques, Luciane Cezar Padilha

FURG – Ana Luiza Muccillo Baisch

UFRGS – Marta Julia Marques Lopes

IFRS – Hernanda Tonini

150 e 190 – Coordenadorias Regionais de Saúde –  Andreia Regina Blau, Bruna Sperling Morgan, Elisabet Pazetto dos Anjos, Guilherme Fortes Machado, Marcia Falcão Fabrício

Serviços Municipais – Ana Andreia Ávila Sawaris

 

NEPESC pronto 1

 

Fonte: Assessoria de Comunicação UFSM/PM



Publicações Recentes