UFSM completa 12 anos em Palmeira das Missões com diversas atividades

Em 2018 comemoramos mais um aniversário da implantação da Universidade Federal de Santa Maria em Palmeira das Missões. Nesse mês de Outubro completamos 12 anos no município. Como sempre, essa é uma data de comemoração. Até hoje já formamos 1232 profissionais. Temos em nosso campus os cursos de Administração Diurno, Administração Noturno, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Enfermagem, Nutrição e Zootecnia; além do curso de Pós-Graduação em Agronegócios, a nível de Mestrado Acadêmico.

Já foram doze anos desde que, em 2006, foi implantada a unidade da UFSM na cidade, oportunizando um Ensino Superior Público e de qualidade. Em 2015, a Instituição se transformou em campus e, de lá para cá, cresce cada vez mais, abrangendo alunos do Rio Grande do Sul, outros estados e até de outros países.

Hoje o campus de Palmeira das Missões conta com 1115 alunos, distribuídos nos cursos de Graduação, Mestrado e Educação a Distância. Contamos com 133 servidores, 97 docentes e 36 técnico-administrativos em educação. A equipe diretiva, atualmente, é formada pelo Diretor Prof. Dr. Rafael Lazzari e pelo vice-diretor Prof. Dr. Adriano Lago.

Entre as atividades acadêmicas, destacam-se as de Ensino, Pesquisa e Extensão. Ao todo, temos 34 Projetos de Extensão em andamento. Os projetos têm como objetivo a integração com a comunidade em que a Universidade está inserida, colaborando com a formação do aluno e o desenvolvimento regional.

A Universidade Federal de Santa Maria está entre as melhores Universidades Federais do país. Acreditamos que, para auxiliar no desenvolvimento da sociedade, é preciso formar cidadãos que possam contribuir no meio em que estão inseridos. Temos o desafio de trabalhar com os jovens, de produzir conhecimento, ciência, construir uma relação com a comunidade e ajudar no desenvolvimento econômico e social da região em que vivemos.

Por isso, nesse mês de Outubro, a Instituição convida toda a comunidade de Palmeira das Missões e região para participar das atividades alusivas ao aniversário da Instituição. Durante todo o mês, o campus irá realizar ações internas, com alunos e servidores, e também externas, com toda a comunidade. Uma dessas principais atividades será o Viva o Campus, que irá reunir todos os públicos em um só dia para uma grande confraternização de aniversário.

O projeto, sempre muito bem acolhido pela comunidade, visa incentivar a participação cultural e artística, estimulando a comunidade em geral a conhecer, frequentar e valorizar o nosso campus. Além de promover interação, lazer e atividades recreativas e artístico-culturais, visa contribuir na socialização e na construção de cidadanias. Este ano, o evento vai ocorrer no dia 21 de Outubro, a partir das 14h30min, no campus da universidade.

Também está sendo realizada neste mês de aniversário a Campanha Colaborativa #ParabénsUFSMPM, que visa integrar docentes, técnico-administrativos em educação, alunos, egressos e toda a comunidade do município e região. Nessa campanha todos são convidados a postar no Instagram uma foto do campus, antiga ou atual, colocar a hashtag parabénsufsmpm e marcar a @ufsmpm. A intenção é que todos possam prestar, de alguma forma, sua homenagem à Instituição.

Outra ação que está sendo realizada no hall do Prédio Principal é o Mural de Aniversário. Todos que circulam no local podem escrever um recado dizendo do que mais gosta no campus e deixar sua mensagem de aniversário.

Assim, durante todo o mês de Outubro, as ações que serão realizadas para comemorar o aniversário da Instituição estarão sendo divulgadas no site e nas mídias sociais do campus.

Texto: Assessoria de Comunicação UFSM-PM

WhatsApp Image 2018 10 01 at 11.28.41 AM 1