Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Campus da UFSM de Palmeira das Missões participa do DESCUBRA UFSM



Professores, alunos e técnico-administrativos em educação do campus de Palmeira das Missões participaram da 5ª edição do Descubra UFSM realizado em Santa Maria, nos dias 04, 05 e 06 de Outubro.

O evento, no formato de uma feira das profissões, visa promover um primeiro contato entre alunos do Ensino Médio e demais interessados com a Universidade. Para isso, é montado, em Santa Maria, um espaço dinâmico para tirar dúvidas sobre cursos técnicos, tecnológicos, licenciaturas e bacharelados.

Durante os três dias os visitantes puderam participar de diversas atividades promovidas pelos cursos da Instituição, conhecer projetos de extensão e serviços ofertados à comunidade.

O campus de Palmeira das Missões foi representado através de professores, alunos e técnicos, que estiveram presentes no estande para conversar com os visitantes e tirar as principais dúvidas relacionadas aos cursos de Administração Diurno e Noturno, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Enfermagem, Nutrição e Zootecnia. Os participantes levaram alguns materiais, aparelhos e equipamentos usados em sala de aula e laboratórios para ilustrar um pouco as atividades desenvolvidas na Instituição; além de materiais gráficos com informações do campus e dos cursos.

Os cursos de Palmeira das Missões

Entre os cursos ofertados pelo campus, o de Nutrição chama a atenção por ser ofertado apenas em Palmeira das Missões. A acadêmica Giovana Flores Safraid, tirou as principais dúvidas de quem passava pelo estande. “Eles perguntavam sobre a grade curricular do curso, a área de atuação da nutricionista e onde pode atuar. O que mais impressionou é que muita gente não sabe que o curso de Nutrição da UFSM tem apenas no campus de Palmeira das Missões. Algumas pessoas ainda nos perguntaram sobre o que representa a Pirâmide Alimentar, que expomos no estande, e tiraram dúvidas sobre alimentação saudável”.

O curso de Enfermagem apostou na exposição de equipamentos e materiais usados no laboratório para auxiliar na aprendizagem dos acadêmicos no cuidado com os pacientes. As acadêmicas esclareceram também as áreas de atuação do profissional, que é capacitado para atuar na prevenção, promoção e reabilitação da saúde das pessoas, além de atuar no ensino e pesquisa.

No estande as pessoas puderam também compreender melhor o que faz um Zootecnista e todo o trabalho do profissional com a nutrição, o melhoramento genético, manejo, bem estar e sanidade dos animais. Já através dos acadêmicos de Ciências Biológicas, os visitantes puderam compreender o que faz um profissional de Biologia e ter contato com animais empalhados e em vidro levados no evento; além de terem tido a oportunidade de usar alguns aparelhos utilizados nos laboratórios do curso.

Quem foi para tirar as dúvidas sobre o curso de Ciências Econômicas, entendeu melhor o que faz um economista e como o profissional pode pensar sobre questões econômicas locais e globais, resolvendo soluções para problemas nas organizações e governos. Já o curso de Administração teve a oportunidade de expor o que faz um administrador e onde pode atuar no mercado de trabalho, para gerir com eficácia as organizações.

A experiência de quem participou

Os alunos do campus que participaram do evento destacaram a oportunidade de interagir também com outros cursos da Universidade. “Para mim foi uma excelente experiência porque eu gosto muito dessa interação com outras áreas do conhecimento. Conversamos com outros estudantes da saúde, da área de alimentos e outros, como turismo e redes de computadores. Ver pessoas de perfis diferentes, diversidade e muita paixão pela Academia e pela UFSM é muito renovador e empolgante. A experiência de expor o nosso curso e compartilhar experiências nele é também muito recompensador e mostra como a gente evoluiu e como isso pode ajudar os outros”, destacou a acadêmica Giovana. “A participação no evento me proporcionou gratidão de poder representar minha escolha profissional e mostrar como se baseia o curso, colocando todo amor que sinto não só pela Nutrição, mas pelo campus de Palmeira das Missões, pois é onde estou crescendo profissionalmente para um futuro próximo”, acrescentou a também estudante de Nutrição, Taís Graeff.

Para o professor de Administração Noturno do campus de Palmeira das Missões, Prof. Dr. Leander Klein, o Descubra é uma excelente oportunidade para mostrar os cursos e suas áreas de atuação. “O evento engrandece a própria Universidade como um espaço integrado e aberto à comunidade. Ações que abrem as portas para as pessoas, para mostrar o que pode ser feito na Instituição, são sempre de grande valia”. O professor destacou ainda a importância dessa experiência para os acadêmicos que participaram como representantes dos cursos. “Vejo isso como um momento único: expor parte do que eles já adquiriram de conhecimento em sua caminhada na graduação. Os alunos expõe seus aprendizados e o dia a dia da Universidade. Podem também relatar suas próprias experiências, interesses acadêmicos e profissionais, bem como refletir sobre suas próprias dificuldades e perspectivas futuras. É sem dúvida um excelente momento de crescimento e vivência na Universidade”, finalizou o professor.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação UFSM-PM

43231304 2196862577268587 2485606065069096960 o

43439966 2196862553935256 296005095886159872 o



Publicações Recentes