Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

UFSM-PM recebe edição do Fórum Regional de Extensão da UFSM



O campus da UFSM de Palmeira das Missões recebeu, nesta terça-feira (30), o 2º Fórum Regional Permanente de Extensão da UFSM. A ação tem como objetivo identificar as demandas consideradas prioritárias pelas comunidades locais e regionais dos municípios onde a UFSM tem presença física – Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. A coleta de demandas e prioridades permite contribuições em diferentes eixos temáticos da extensão. Os dados serão utilizados como referência para o desenvolvimento de projetos de extensão – iniciativas que permitem à Universidade estender à sociedade os conhecimentos gerados por meio do ensino e da pesquisa.

Estiveram presentes no Fórum docentes, técnico-administrativos em educação, representantes de entidades, ONGs, representantes do poder público e comunidade geral de Palmeira das Missões e região. A mesa foi formada pelo Diretor do campus, Prof. Rafael Lazzari; pelo Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Coordenador de Ações Regionais e Inovação da PRE, Prof. Rudiney Pereira; pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Sidinei Oliveira; o Prefeito Municipal em Exercício, Lucio Borges e o Vice-Reitor da UFSM, Prof. Luciano Schuch.

Na ocasião, o Prof. Rudiney Pereira, apresentou dados do IBGE do município de Palmeira das Missões, como IDH, dados de Saúde, educação e saneamento básico, além dos dados que foram levantados no I Fórum Regional Permanente de Extensão, que ocorreu em todos os campi da UFSM no ano de 2017, destacando as demandas prioritárias elencadas pela comunidade.

Após essa apresentação, o professor apresentou a nova metodologia que será utilizada neste ano para a coleta das demandas da comunidade, que será realizada por meio da PLATAFORMA DE COLETA DE DADOS – PRIORIDADES E DEMANDAS PARA AÇÕES DE EXTENSÃO. Segundo o Prof. Rudiney Pereira, a plataforma irá ampliar o alcance do Fórum, já que qualquer cidadão poderá contribuir, indicando áreas e demandas prioritárias para a sua região.

A plataforma de coleta de demandas de extensão pode ser acessada por meio do site da UFSM, sem necessidade de cadastro ou identificação. O formulário é composto por duas partes: na primeira o usuário deve informar qual o campus da UFSM de que está mais próximo (local de referência), o setor que representa ou é vinculado, e quais os eixos temáticos que considera prioritários e deseja contribuir: Comunicação, Cultura, Direitos humanos e justiça, Educação, Meio ambiente, Saúde, Tecnologia e produção ou Trabalho.

Na segunda etapa do formulário, o usuário irá avaliar qual o grau de prioridade de diferentes linhas temáticas estabelecidas em cada eixo. Ao optar por contribuir com o eixo ‘Educação’, por exemplo, a plataforma apresenta as seguintes linhas temáticas: Alfabetização, leitura e escrita; Educação profissional; Espaços de ciência; Formação docente; Línguas estrangeiras; Metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem; e Temas específicos. A cada uma das linhas, o usuário deverá atribuir notas que vão de 1 a 5, sendo que 1 equivale a uma prioridade mínima e 5 a uma prioridade máxima. Ao final do formulário, um campo aberto ainda permite o registro de observações e sugestões.

O formulário é objetivo e permite contribuições em diferentes eixos. A participação é aberta a toda a comunidade externa até o dia 15 de novembro. Após esse período serão gerados relatórios que passarão pela análise da Pró-Reitoria de Extensão e serão utilizados como guias para o planejamento das ações de extensão da UFSM em 2019.

Assim, os dados coletados serão utilizados como referência para o desenvolvimento de ações de extensão e permitirão uma maior aproximação entre a universidade e a sociedade, de forma que as ações de extensão sejam mais adequadas e alinhadas às reais necessidades locais e regionais da comunidade.

Na ocasião, foi ainda aberto espaço para manifestações do público presente em relação às expectativas do Fórum, esclarecimento de dúvidas, entre outras questões ligadas à extensão.

A Plataforma on-line pode ser acessada pelo link: https://www.ufsm.br/…/forum-regional-permanente-de-extensa…/, até o dia 15 de novembro de 2018. Destaca-se que qualquer pessoa pode contribuir.

45238225 2211675012454010 483550920244723712 o

45089385 2211674995787345 6700210266648346624 o


Publicações Recentes