Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

UFSM-PM desenvolve atividades na Feira do Livro de Palmeira das Missões



Despertar o prazer da leitura é o principal objetivo da Feira do Livro de Palmeira das Missões. Com o tema “Ler, Contar e Encantar” a edição deste ano proporcionou aos visitantes quatro dias intensos de atividades culturais e artísticas, que foram realizadas no palco principal montado na Praça Nassib Nassif.

Em parceria com a Prefeitura Municipal a Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, participou mais uma vez deste momento de muita cultura e integração com a comunidade. No estande da UFSM-PM os visitantes puderam conhecer mais sobre os cursos oferecidos pela Instituição no município e ainda aprender brincando. Em um Jogo de Perguntas e Respostas jovens e adultos respondiam questões sobre as profissões de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Enfermagem, Nutrição e Zootecnia. Já as crianças se divertiram com as perguntas relacionadas às histórias e desenhos infantis.

Outra atividade realizada no estande do campus, que fez sucesso com a criançada, foi o espaço montado para pintura, desenho e escrita. Cada trabalho era colocado no Painel de Leitura. Quem preferia soltar o verso e se expressar através das palavras, fazia poesias, que eram penduradas no Varal da Poesia.

A Biblioteca Setorial de Palmeira das Missões também participou do evento com a divulgação das atividades do Grupo “Biblioterapia para a Multiciplidade Interpretativa”, que realiza encontros literários mensais mediados por profissionais de distintas áreas do conhecimento para debater algum livro escolhido. A atividade é gratuita e aberta à comunidade.

Já no sábado, os alunos do Programa Institucional de iniciação à Docência – PIBID – do curso de Ciências Biológicas fizeram a alegria dos visitantes que aprenderam brincando através de jogos pedagógicos coordenados pelos acadêmicos.

A Feira do Livro de Palmeira das Missões tem o foco nos estudantes das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares do município e região. João Souza, professor da Rede Municipal e integrante da Comissão Organizadora, destaca que o objetivo principal do evento é incentivar o hábito da leitura. “A gente sabe que esse é um grande problema no nosso país. Recentemente, saiu um estudo que o brasileiro lê menos de dois livros ao ano. Isso é um dado muito grave porque afeta não apenas a qualidade do ensino, mas também a formação cultural das pessoas”. João salienta que, para ajudar a mudar esse panorama, é preciso fazer com que as pessoas consumam mais obras literárias. “A gente também tem o objetivo de cidadania, porque o leitor crítico, participativo da sociedade, também se transforma em um cidadão”, finaliza.

A escritora, professora e contadora de histórias, Márcia Funke Dieter, foi uma das atrações da Feira do Livro de 2018. A escritora explica a importância desses espaços nas cidades. “Espaços como esses nas nossas cidades e nas nossas escolas despertam esse gosto pela leitura fazendo com que nossas crianças leiam cada vez mais”. A professora comenta ainda que a leitura faz com que as crianças tenham a mente aberta e consigam mudar a sua realidade.

A professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Julio Pereira, Andréia Terezinha Soder, aproveitou esse momento especial com os alunos. Depois de desenvolver durante o ano letivo várias atividades com os estudantes em sala de aula, esse foi o momento de conhecer os autores e escritores que fizeram parte desta edição da feira.  “Nós trabalhamos bastante com a Márcia Funke Dieter e com o Thomas também. Mas o que a gente mais trabalhou foi com o Rodrigo Keller e com o Thomas Machado e os alunos amaram. A gente tentou dar ênfase e valorizar o vocabulário gaúcho porque a cultura gaúcha está se perdendo aos poucos”. 

Ainda durante os quatro dias da Feira do Livro de Palmeira das Missões os visitantes puderam acompanhar inúmeras atrações realizadas no palco principal, dentre elas o espetáculo do Grupo Tholl, o Pocket show Música e literatura com o cantor e compositor Duca Leindecker e a apresentação do cantor e escritor Thomas Machado. Quem foi até a Praça Nassib Nassif pôde também adquirir livros nos estandes das livrarias e editoras presentes e participar das demais atividades das entidades participantes do evento.

 

Texto: Bruno Fiorini – Bolsista da Assessoria de Comunicação da UFSM-PM

Edição e Supervisão: Isabel Malheiros

feira do livro 6    feira do livro 4    feira do livro 7    

 

    feira do livro 8    feira do livro 2.jpg10    feira do livro 3    



Publicações Recentes