Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

UFSM-PM participa da ExpoAgro Cotricampo 2019

Docentes e acadêmicos da UFSM-PM participam do Painel Jovens do Campo

A Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões participou da 4 edição da ExpoAgro Cotricampo 2019, realizada nos dias 21,22 e 23 de fevereiro em Campo Novo.

O evento, que este ano deu destaque à agricultura familiar, reuniu cerca de 200 empresas, instituições e demais entidades. A UFSM foi representada pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR), Núcleo de Pesquisas Economia do Agronegócio (NPEA-UFSM) e Laboratório de Geomática.

O professor Nilson Luiz Costa, coordenador do PPGAGR, destaca que a ExpoAgro Cotricampo se constitui enquanto um espaço para buscar novas oportunidades e parcerias. “É importante que a universidade esteja presente em eventos como este, pois isso permite que os docentes e discentes entendam a complexidade das questões relacionadas aos agronegócios a partir de experiências práticas, ao mesmo tempo em que proporciona condições para o estabelecimento de parcerias entre a universidade e as organizações do setor”. Já o professor Enio Giotto, destaca “a satisfação de interagir com os segmentos de agronegócios e entender as demandas do setor e como a Universidade pode colaborar no atendimento destas demandas”.

Nesta edição, além do espaço de divulgação, a instituição participou também do Painel Jovens do Campo, que ocorreu no primeiro dia do evento.

Ricardina Janeque, de Moçambique e aluna intercambista do PPGAGR, comenta que esse foi um dos momentos mais marcantes em sua vida profissional, na busca por experiência na área do agronegócio. “No painel Jovem do Campo, em que participei como painelista, junto com o professor Nilson Luiz Costa e demais participantes de outras instituições, foi o momento de transmitir a minha experiência, contando um pouco da minha trajetória acadêmica/profissional de modo a incentivar outros jovens e familiares a buscar a qualificação técnica nas universidades ou instituições técnicas, para melhorar a gestão das propriedades rurais”.

O diretor em exercício da UFSM-PM, professor Adriano Lago, destaca que “a Expoagro Cotricampo em sua 4º Edição se consolida como uma grande feira do Estado do Rio Grande do Sul. É um orgulho para UFSM campus de Palmeira das Missões estar fazendo parte dessa história. A parceria entre a UFSM e a Cotricampo se amplia a cada ano, tanto que assinamos durante o evento um protocolo de intenções entre as duas instituições”.

Quem visitou o estande da universidade durante os dias da feira conheceu um pouco mais sobre o curso de Mestrado e os cursos de graduação do campus.

Vitor Galle, mestrando em Agronegócios, participou pela minha primeira vez da ExpoAgro e se surpreendeu. “Eu não fazia ideia da amplitude do evento. Durante os três dias, as palestras abordaram temas voltados aos agronegócios, aos canteiros experimentais de soja e milho e produtos voltados as estas culturas, como fertilizantes, defensivos e maquinários”.

O mestrando destaca ainda a importância da divulgação do curso aos profissionais da área. “Queremos atrair a atenção de pessoas que estejam buscando se aperfeiçoar, pois a pós-graduação oferece uma maneira de evoluir os estudos na área de agronegócios.

Para informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UFSM, entre em contato pelos telefone 3742-8934/8867 ou pelo e-mail ppgagr@ufsm.br

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Docentes, mestrandas e mestrando do PPGAGR