Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Pesquisas na área de Biologia Molecular começam a ser realizadas no campus de Palmeira das Missões através da utilização de sequenciador de DNA

O Sequenciador de DNA visa atualizar as tecnologias para estudo de Biologia Molecular disponíveis aos estudantes da UFSM

No dia 1º de outubro foi colocado oficialmente em funcionamento, no Laboratório de Genética Evolutiva do campus de Palmeira das Missões, um sequenciador de DNA. Conforme a doutoranda em Biodiversidade Animal, Manoela Getelina, o equipamento irá auxiliar em diversas pesquisas de acadêmicos, docentes e técnicos da Instituição. “Já estamos sequenciando várias amostras que vai ser a base da pesquisa de vários alunos aqui do laboratório, tanto do mestrado e doutorado, quanto de alunos da graduação que desenvolvem suas pesquisas aqui no laboratório e utilizam o sequenciador como base de dados para seus trabalhos”.

De acordo com o professor Daniel Graichen, diretor do Laboratório de Genética Evolutiva, a partir da instalação desse equipamento será possível acessar a sequência de DNA de diferentes tipos de organismos, o que permitirá a realização de estudos sobre diversidade biológica ao nível de DNA, caracterização genética de diferentes agentes patogênicos, além de poder ser utilizado para analisar o padrão genéticos de populações de animais e culturas vegetais de interesse agronômico e zootécnico.

O equipamento irá auxiliar em diversas pesquisas de acadêmicos, docentes e técnicos da Instituição

Jéssyca Bressan Schwantes, mestranda em Biodiversidade animal, afirma que o equipamento vem sendo utilizado para pesquisas em diversas áreas. “A principal, atualmente aqui no laboratório, é na área de biodiversidade animal, na qual a gente vem trabalhando com três espécies de anfíbios, pesquisa essa, voltada para a conservação dos animais”. Segunda a pesquisadora, através da utilização do equipamento também está sendo possível desenvolver diversos outros trabalhos da Pós-Graduação em Biodiversidade Animal. “Temos outras linhas de pesquisas voltadas na identificação, mas não de animais e sim de líquens. Assim, é na caracterização molecular e identificação de líquens também, que a gente vai utilizar as sequências de DNA. Além disso, temos também o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de uma aluna do curso de Zootecnia que, junto com o curso de Biologia, tem o objetivo de identificar populações de peixes”, completa a estudante.

Com o sequenciador de DNA, a comunidade acadêmica e região tem acesso às mais modernas tecnologias disponíveis no mundo. A aquisição deste equipamento visa atualizar as tecnologias para estudo de Biologia Molecular disponíveis aos estudantes da UFSM, que terão uma formação mais qualificada, além de impulsionar os projetos de pesquisa na área.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM