Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM-PM traz para Palmeira das Missões o Concerto de Natal da Orquestra Sinfônica de Santa Maria



A Universidade Federal de Santa Maria campus Palmeira das Missões e a Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, trazem para Palmeira das Missões, no dia 14 de dezembro, o Concerto de Natal da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. A apresentação será realizada no Centro Cultural, a partir das 19h. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.

Conforme o diretor do campus da UFSM-PM, professor Rafael Lazzari, a intenção do evento é proporcionar um momento de cultura para Palmeira das Missões e região. “Assim, a universidade vem viabilizar esse espetáculo de excelente qualidade”. Segundo o professor Flavi Ferreira Lisboa Filho, Pró-Reitor de Extensão da UFSM, a orquestra é mantida pela universidade e a intenção é fazer com que as comunidades dos campi também tenham a oportunidade de receber uma apresentação de tão alto nível. “É com grande alegria e entusiasmo que a nossa orquestra sinfônica vai ao campus de Palmeira das Missões para um concerto especial a ser realizado no dia 14 de dezembro, fazendo circular uma produção artística de altíssima qualidade e essa é uma das funções também da universidade com relação a universalização do direito ao acesso à cultura e a arte, ao fazermos isso, nós também trabalhamos com a cidadania cultural”, pontuou o professor que agradeceu à comunidade por tão bem acolher a Orquestra Sinfônica de Santa Maria.

A Orquestra Sinfônica de Santa Maria conta com 55 músicos e fará um Concerto especial de Natal

Sobre a Orquestra

A Orquestra Sinfônica de Santa Maria foi fundada em 1966, originalmente como Orquestra de Câmara da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, por iniciativa dos professores Dr. Frederico Richter e Jean Jacques Pagnot. É, ao mesmo tempo, um grupo artístico-musical com a finalidade de difusão da música orquestral e laboratório de música cuja finalidade é a formação do músico através da prática de orquestra. Atende atualmente as disciplinas de Orquestra Sinfônica (de I a IV) e DCG Orquestra Universitária (de I a IV), integradas com as disciplinas de Estudos de Orquestra (violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarineta, trompete, trompa, trombone e percussão) nos cursos de Graduação em Música da UFSM.
Além da estrutura física e de pessoal, oferecida pela UFSM, a Orquestra é mantida por meio de bolsas fornecidas pela UFSM e colaboradores da Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria (desde sua fundação, em 1988). Esses apoios e investimentos são essenciais para sua manutenção e desenvolvimento.

A Orquestra, há mais de 45 anos, vem desenvolvendo um trabalho qualificado de aulas, ensaios, oficinas e apresentações públicas, contextualizado em ações integradoras, contemplando o ensino, pesquisa e extensão universitária. Além de desenvolver e divulgar a cultura artístico-musical na/da UFSM e Santa Maria e região. Procura permanentemente o aperfeiçoamento da música orquestral sinfônica e sua difusão, oportunizando ao aluno de música uma singular experiência, focalizada na realidade profissional, preparando músicos que, posteriormente, vão fazer parte de importantes orquestras ou ser professores de música em escolas, institutos e universidades – uma ação de inclusão profissional.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM


Publicações Recentes