Com o lançamento da Política de Comunicação em 2018, a UFSM vem revisando diversos processos, fluxos e produtos de comunicação, entre eles, o uso da marca (brasão e monograma) da instituição. O brasão e o monograma tiveram seus traços discretamente atualizados e a distribuição dos elementos revisada para uma melhor visualização em materiais de divulgação.
O novo Guia de Identidade Visual, aprovado pelo Comitê de Política de Comunicação no dia 19 de novembro, prevê a aplicação do brasão e do monograma em diversos formatos e cores, trazendo especificações, recomendações e restrições quanto ao uso da marca. O guia traz, neste primeiro momento, diretrizes de marca para as pró-reitorias e campi fora de sede, de forma a integrar a comunicação institucional e expandir a representatividade da marca para toda a administração central e para as cidades que possuem campi.
O Grupo de Trabalho Identidade Visual, formado por professores e técnicos das áreas de Desenho Industrial, Publicidade e Propaganda, Produção Editorial e Relações Públicas, aplicou uma pesquisa sobre a percepção da comunidade universitária em relação à marca, na qual constatou-se forte identificação dos públicos com a identidade visual da universidade. Também foram analisados exemplos de como outras Universidades aplicam seus brasões e representam suas subunidades (pró-reitorias e campi).
A partir deste guia publicado, o grupo de trabalho pretende dar continuidade aos estudos para, nos próximos meses, incluir no guia diretrizes para a aplicação das demais marcas ligadas a órgãos, centros de ensino, cursos, laboratórios, grupos de pesquisa, etc.
Identidade Visual na UFSM
A Universidade Federal de Santa Maria, desde sua fundação, em 1960, apoia sua imagem no símbolo máximo que representa a instituição: o brasão. Redesenhado em 1996, mantém todos os elementos que o originaram:
– Os três archotes de fogo, que simbolizam os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão;
– A flor-de-lis, simbolizando a purificação e os archotes com a chama do conhecimento, representando a luz que ilumina o caminho para a sabedoria;
– O brasão, denotando moral e respeito;
– A frase em latim “Sedes Sapientiae”, que significa sede (lugar, casa) da sabedoria.
Além do brasão, existe um outro elemento importante que compõe a identidade visual da universidade: o monograma. Juntos, brasão e monograma exercem um papel fundamental. Simbolizam, através de seus elementos gráficos, a trajetória de uma universidade comprometida com a qualidade do ensino, pesquisa e extensão.
Texto: Unidade de Comunicação Integrada