Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM-PM tem projetos aprovados em edital da FAPERGS em parceria com a Secretaria de Saúde do estado, Ministério da Saúde e CNPq para atuação na região de Palmeira das Missões



A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), em parceria com a Secretaria de Saúde do estado, com o Ministério da Saúde e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), divulgou, no início deste ano, o resultado final do edital “Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS)”.

O PPSUS é um Programa estruturado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde e parceiros, com a finalidade de apoiar e fortalecer o desenvolvimento de projetos de pesquisa que busquem soluções para as prioridades de saúde e atendam as peculiaridades e as especificidades de cada Unidade Federativa.

A Universidade Federal de Santa Maria teve cinco projetos aprovados. Desses, dois são do campus de Palmeira das Missões:

Projeto Qualificação da Vigilância Alimentar e Nutricional: uma proposta de educação permanente em saúde para melhoria da qualidade da atenção à saúde nos municípios do Rio Grande do Sul

O projeto “Qualificação da Vigilância Alimentar e Nutricional: uma proposta de educação permanente em saúde para melhoria da qualidade da atenção à saúde nos municípios do Rio Grande do Sul” tem a coordenação da professora Vanessa Ramos Kirsten e vice-coordenação da professora Greisse Leal, ambas docentes do Departamento de Alimentos e Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia.

O projeto, que conta com a parceria de outros professores de Nutrição e Enfermagem da UFSM (campus sede e da UFSM-PM), da Coordenação da Política de Alimentação e Nutrição do estado do RS e outras universidades parceiras (Unipampa, UPF e Unijuí), pretende realizar educação permanente sobre Vigilância Alimentar e Nutricional aos profissionais de saúde do estado por meio de modelos de aprendizagem híbridas e plataformas digitais. Além disso, pretende analisar a cobertura do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional na população de municípios do Rio Grande do Sul e os fatores intervenientes na sua execução antes e após a realização do curso e criar um agente conversacional interativo com orientações sobre a Vigilância Alimentar e Nutricional na prática para que possa ser utilizado de forma pública e gratuita aos profissionais da atenção primária em saúde.

De acordo com a professora Vanessa Kirsten, a atual situação de saúde da população brasileira é marcada por uma intensa transição nutricional com aumento das taxas de sobrepeso e obesidade e do consumo de alimentos ultraprocessados. Assim, “a Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) assume um papel essencial no monitoramento e análise das condições alimentares e nutricionais da população usuária do Sistema Único de Saúde. Estudos têm demonstrado baixos registros destas informações em sistemas como o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN e que um dos principais fatores relatados foi a falta de capacitações sobre o componente de consumo alimentar e o uso dos dados coletados para subsidiar a atenção nutricional”, explica a docente.

Projeto Redes de Atenção em Saúde, Gestão e Práticas de Humanização – olhares e intervenções interprofissionais

O projeto “Redes de Atenção em Saúde, Gestão e Práticas de Humanização – olhares e intervenções interprofissionais”, tem a coordenação do professor Rafael Marcelo Soder e a vice-coordenação da professora Fernanda Sarturi.

O projeto tem como objetivo analisar e avaliar as estratégias e ações implementadas pelos programas de humanização nos 26 municípios pertencentes à 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com o propósito de qualificar os atributos da Rede de Atenção Primária em Saúde pelo olhar da interprofissionalidade, com foco nos cenários e grupos vulneráveis.

O projeto é uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Os cenários do estudo são os 26 municípios que compõe a 15ª CRS que são: Barra Funda, Boa Vista das Missões, Braga, Cerro Grande, Chapada, Constantina, Coronel Bicaco, Dois Irmãos das Missões, Engenho Velho, Gramado dos Loureiros, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Miraguaí, Nova Boa Vista, Novo Barreiro, Novo Xingu, Palmeira das Missões, Redentora, Ronda Alta, Rondinha, Sagrada Família, São José das Missões, São Pedro das Missões, Sarandi, Três Palmeiras e Trindade do Sul

Busca-se como resultados e impactos: a análise e avaliação dos dados referente aos programas de humanização implementados nos 26 municípios da 15ª CRS e suas estratégias e ações desenvolvidas; o reconhecimento, análise e especificação dos cenários e grupos de maior vulnerabilidade nos diferentes territórios; e o processo de formação interprofissional e da educação permanente pela plataforma digital com base na Política Nacional de Humanização para os profissionais da saúde.

Segundo o coordenador do projeto, professor Rafael Soder, a previsão é que o projeto inicie no mês de março. “A importância do projeto sustenta-se, em especial, na característica da nossa macrorregião, visto que 98% da nossa população é dependente do SUS. Nesse sentido, identificar como se desenvolve a política nacional de humanização nos 26 municípios e reconhecer os grupos de maior vulnerabilidade incluídos nesse processo, irá contribuir no fortalecimento do sistema de saúde. Somado a isso, será desenvolvido uma plataforma para capacitação permanente dos profissionais e gestores de saúde sob o contexto da humanização, qualificando permanentemente os diferentes cenários e pessoas que desenvolvem a saúde cotidianamente”, afirmou.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-4990

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes