PET-Saúde/Interprofissionalidade da UFSM-PM e PET-Engenharia Elétrica da UFSC participam de encontro INTERPETS

O Programa de Educação pelo Trabalho (PET) – Saúde/Interprofissionalidade da UFSM-PM e o Programa de Educação Tutorial (PET) – Engenharia Elétrica da UFSC promoveram, nos dias 7 e 13 de abril, dois momentos de troca INTERPETS.

No primeiro encontro, o grupo da UFSC realizou uma capacitação sobre metodologias ágeis na gestão de projetos – OKR e SCRUM. Conforme Fernanda Sarturi, coordenadora do PET-Saúde da UFSM-PM, as metodologias apresentadas são utilizadas há algum tempo pelo grupo da UFSC para diferentes atividades como, por exemplo, organização de Semanas Acadêmicas do Curso. Enquanto no OKR os objetivos são divididos em Objectives e Key Results para facilitar a proposição de metas, a metodologia SRUM ajuda a realizar essas tarefas, propondo um período de tempo para que se realizem parte dessas com o objetivo de atingir as metas propostas.

Já no segundo encontro, o PET–Saúde/Interprofissionalidade, representado pelo Eixo 2 – Organização da Atenção Nutricional, abordou a técnica de “Comer com Atenção Plena – Mindful Eating”. “Nesse encontro, trouxemos para discussão e reflexão, nossos julgamentos sobre as refeições/alimentos, a forma como estamos realizando nossas escolhas alimentares, o que determinam essas escolhas, nossos sentimentos e pensamentos ao comer, a manutenção de uma relação saudável com a comida, além dos tipos de fome e de como podemos iniciar este processo utilizando-se das bases e princípios do comer com atenção plena”, explicou a coordenadora. “Foram dois momentos agradáveis que uniram a perspectiva acadêmica e pessoal, reforçando o elo do nosso corpo às nossas ações, à nossa história de vida e também à nossa mente”, finalizou Fernanda.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM