Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão e Gabinete de Projetos da UFSM-PM divulgam resultado final dos Editais FIPE 2021



A Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão e o Gabinete de Projetos da UFSM, campus Palmeira das Missões, divulgaram nesta sexta-feira (28) o resultado final dos Editais FIPE (Fundo de Incentivo à Pesquisa) 2021, nas modalidades ARD, Júnior e Sênior.

Segundo o edital, o valor total de recursos para os Editais FIPE, a ser repassado para o campus de Palmeira das Missões no ano de 2021, será no montante de R$ 59.215,27, conforme informado pela PROPLAN (Pró-Reitoria de Planejamento). Dessa forma, os recursos foram distribuídos aos projetos de extensão de acordo com critérios aprovados pelo conselho do campus. Os coordenadores contemplados com cota de bolsa devem atentar para período de seleção e indicação dos bolsistas.

Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIPE) é um Programa de concessão de bolsas de iniciação científica e auxílio à pesquisa aos servidores da UFSM. Os recursos destinados a este programa são provenientes do orçamento da Instituição e são executados na forma de auxílio financeiro (capital, custeio ou bolsas). Estes recursos, após o processo de seleção e concessão, são distribuídos entre as unidades administrativas, as quais são responsáveis pela execução, tanto dos recursos de custeio como pela folha de pagamento de bolsistas. O processo de seleção e a concessão também estão sob a responsabilidade dos Centros de Ensino.

O FIPE possui três modalidades para solicitação, FIPE ARD (Enxoval), FIPE Júnior e FIPE Sênior. A proporção dos recursos destinados às três modalidades é de responsabilidade de cada Centro de Ensino.

Na modalidade FIPE ARD (Enxoval) podem encaminhar solicitações os servidores que obtiveram titulação de doutor em até cinco anos anteriores ao lançamento do edital. É permitida a solicitação de recursos de capital, custeio ou bolsas de iniciação científica, com os limites financeiros definidos em edital.

Na modalidade FIPE Júnior podem encaminhar solicitações os docentes que obtiveram titulação de doutor em até cinco anos anteriores ao lançamento do edital. É permitida a solicitação de recursos de custeio e bolsa de iniciação científica, mas não ambos.

Na modalidade FIPE Sênior podem encaminhar solicitações os docentes que obtiveram titulação de doutor a mais de cinco anos ao lançamento do edital. É permitida a solicitação de recursos de custeio e bolsa de iniciação científica, mas não ambos.

Confira o resultado: Resultado Final FIPE 2021

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-5398

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes