Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Docente da UFSM-PM participa de encontro virtual da Secretaria de Apoio Internacional (SAI) para acolhimento de estudantes estrangeiros

Na última segunda-feira (04) a Secretaria de Apoio Internacional (SAI) realizou um encontro virtual para acolher e integrar os estudantes estrangeiros que irão estudar na UFSM durante o primeiro semestre de 2022. A ação foi organizada e coordenada pelo Núcleo de Acolhimento da secretaria.

A reunião foi mediada pelo servidor Leonardo Amaral Nunes, responsável pelo Núcleo de Acolhimento, que iniciou dando as boas-vindas a todos os novos estudantes estrangeiros da UFSM. Em sua fala, colocou a SAI à disposição para resolução de problemas que possam aparecer e destacou o envio de documentos essenciais para a estadia dos estudantes ao longo do semestre: o Guia do Estudante Internacional e o Manual de Sobrevivência para Estudantes da UFSM.

A seguir, cada membro presente na reunião teve seu momento de apresentação. Começando pelo professor Paulo Bayard Dias Gonçalves, secretário de relações internacionais da UFSM. O docente saudou todos os presentes, ressaltou a reunião como uma oportunidade de compartilhar culturas. A servidora Gracielli Mainardi, responsável pelo Núcleo de Programas Multilaterais e Estágios, saudou os novos estudantes, explicando como o seu trabalho é voltado à construir uma ponte entre os programas de mobilidade e os alunos, mas que também inclui o seu acolhimento e bem-estar dentro da instituição.

O docente Tiago Zardin Patias, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) da UFSM campus Palmeira das Missões, apresentou o estudante Constantino Milagre Machado, natural de Moçambique e que ingressou na universidade através do ProAfri – Programa de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos. Constantino, agradeceu a oportunidade de estar presente na UFSM, declarando que espera adquirir novos conhecimentos e desenvolver suas habilidades acadêmicas. A seguir, também falou o Prof. Dr. Marcos Daniel de Freitas Awruch, Coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial, que irá receber o estudante André Linares, natural da Guatemala e aluno ligado ao PEC-G – Programa Estudante Convênio de Graduação.

Leonardo Nunes introduziu a programação do Curso Intensivo de Língua Portuguesa, ministrado pelo Laboratório Entrelínguas da UFSM, coordenado pela docente Eliana Sturza. O curso é uma forma de dar apoio aos estudantes, não apenas no conhecimento inicial da língua portuguesa, mas também para nivelá-los, permitindo um aperfeiçoamento individual que complementa ainda mais a estadia no Brasil, atendendo as necessidades de cada um. Representando o Laboratório, a bolsista Chaiane Vieira falou de forma breve sobre a programação do curso, que seguirá ocorrendo e acompanhando os estudantes até o fim do semestre.

No encerramento da reunião, a tradutora da SAI, Amy Graham Lee, fez uma breve apresentação em inglês da SAI, voltada especificamente para a aluna Virginie Sellier, que ainda não domina a língua portuguesa. Virginie é natural da França e estudante da pós-graduação em Engenharia Ambiental. Finalizando a reunião, o Prof. Dr. Júlio César Rodriguez, secretário adjunto de Relações Internacionais da UFSM, deu boas vindas a todos os alunos, agradecendo a escolha da UFSM como universidade para mobilidade e reiterando que a SAI segue à disposição para qualquer necessidade.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Adaptação: Augusto Scavazza – Acadêmico de Relações Públicas e bolsista de Assessoria de Comunicação;