UFSM é a 13ª melhor instituição de ensino superior do país

Foi divulgada a edição global do ranking de universidades da Times Higher Education (THE), referente ao ano de 2023. Nesta avaliação, a UFSM figura como a 3ª melhor instituição do Rio Grande do Sul, sendo a 2ª entre as públicas, estando atrás apenas da UFRGS e PUCRS.

O ranking também apresenta dados que indicam uma melhora significativa na posição nacional da UFSM, saindo da 18ª posição geral, na edição 2022, para a 13ª posição no ranking de 2023. Entre as federais está em 7º lugar no país.

Impacto das publicações científicas aumentou

Entre as categorias nas quais a UFSM obteve avanços neste ano, o destaque fica para Citações, critério que analisa o papel das universidades na disseminação de novos conhecimentos e ideias, e indica a influência das pesquisas realizadas. Em 2023 a pontuação da Instituição foi de 33.9, em 2022 a nota era 18.6.

O professor Luiz Felipe Valandro, da Coordenadoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, explica que índices de citação de artigo, pesquisadores ou instituição representam os principais parâmetros para apontar o reconhecimento do conhecimento científico gerado e a reputação científica de uma instituição. “Um aumento de índices de citação baliza a qualidade do conhecimento científico, sua importância, relevância e repercussão para área, em decorrência do comprometimento de pesquisadores e da comunidade científica, de políticas, ações, esforços e investimentos em ciência, assim como, representa a qualidade de formação de recursos humanos formados em torno de um núcleo científico de excelência”, destaca.

Internacionalização e tecnologia de ponta

Para o coordenador de pesquisa da PRPGP, o aumento no número de citações é reflexo da qualidade do que é produzido na instituição e, sendo assim, outro ponto que merece ser lembrado é a importância da internacionalização e de investimentos em pesquisa. “Certamente esse aumento é o resultado da qualidade do conhecimento científico/tecnológico gerado e do aumento das cooperações internacionais, que potencializa a qualidade do conhecimento e a excelência na formação de recursos humanos envolvidos no sistema de pós-graduação e pesquisa científica (corpo docente, mestrado/doutorado, iniciação científica).

Da mesma forma, o investimento realizado, ao longo dos anos, em equipamentos de vanguarda e alta tecnologia para estruturar laboratórios de pesquisa multiusuários, tem tido efeito fundamental para sedimentar ações concretas em pesquisa e produção de conhecimento em excelência, com as repercussões na prospecção de inovação, tecnologia e transferência do conhecimento”, avalia Luiz Felipe Valandro.

Destaque em Arqueologia e em Veterinária

A UFSM também obteve bons resultados em “Perspectivas internacionais”, que avalia a capacidade da instituição de atrair estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores internacionais e publicações realizadas por eles, obtendo 21.5 pontos. No quesito “Renda da Indústria” a análise é feita sobre a capacidade de transferência de conhecimento entre a universidade e a indústria, através de pesquisas, inovações, invenções e consultorias. Aqui a UFSM obteve 37.8 pontos.

Dentre os assuntos de maior evidência, na UFSM, o destaque foi para a área de arqueologia, na 6ª colocação geral, e veterinária, na 8ª colocação geral.

Na avaliação de Lucas Langner, da Coordenadoria de Planejamento Informacional da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) da UFSM, os resultados obtidos neste ano são relevantes pois mesmo com um maior número de instituições avaliadas, a UFSM segue mantendo um bom desempenho no ranking. Os resultados deste e de outras avaliações que a UFSM participa podem ser encontrados no site da PROPLAN.

Metodologia de análise e sistema de classificação

O THE utiliza 13 indicadores de desempenho para fornecer comparações mais abrangentes e equilibradas para que sejam confiáveis por estudantes, acadêmicos, líderes universitários, indústria e governos. Os indicadores de desempenho estão agrupados em cinco áreas: Ensino; Pesquisa; Citações; Perspectivas internacionais; e Renda da indústria. A metodologia completa pode ser conferida no site do THE.

A classificação das instituições se dá através de uma pontuação geral. Instituições com a mesma pontuação obtêm a mesma posição no ranking, sendo possível que mais de uma instituição esteja na mesma posição, sendo assim, elas são exibidas em ordem alfabética no site. Os resultados completos podem ser conferidos no site do THE

Texto: Mariana Henriques, jornalista da Agência de Notícias