V Colóquio e I Colóquio Internacional de Pesquisas em Agronegócios serão realizados entre os dias 05 e 08 de dezembro na UFSM-PM: o evento também será realizado de modo virtual

O Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UFSM campus Palmeira das Missões, irá promover de 05 a 08 de dezembro, no auditório do prédio 02 da instituição, o V Colóquio e o I Colóquio Internacional de Pesquisas em Agronegócios.Este ano, o tema do evento é a “Agroindustrialização nos Agronegócios.

Conforme os organizadores dos colóquios, entre os principais desafios dos agronegócios no cenário atual, encontram-se aspectos emergentes, que afetam de forma direta ou indireta a produção agropecuária brasileira e mundial, tanto dentro como fora da porteira. “Um destes temas é a agroindustrialização, que se refere à transformação da matéria prima produzida pelos agricultores, através das cadeias curtas de alcance geográfico local e regional, ou através dos complexos agroindustriais mundiais. A agroindustrialização é um processo que afeta e é afetado pela dinâmica dos mercados consumidores, da segurança alimentar, das mudanças climáticas, do uso da terra, do alcance e da disponibilidade de políticas públicas do Estado, da oferta e/ou restrição da mão de obra no meio rural, entre outros. Por isso, a agroindustrialização torna-se um desafio para os Agronegócios. Compreender esses processos, suas interfaces, restrições e possibilidades está no escopo das discussões e produções do Mestrado em Agronegócios e será tema deste V Colóquio e I Colóquio Internacional.

Neste ano, o evento ocorrerá de forma híbrida, no período de 05 a 08 de Dezembro de 2022. Os trabalhos devem abordar necessariamente as questões relacionadas a uma das seguintes linhas de pesquisa: Agroindustrialização nos Agronegócios; Agroindustrialização e Sustentabilidade; Agroindustrialização e Mercados.

Após o evento, serão disponibilizados os anais e todos os trabalhos aprovados e devidamente apresentados estarão disponíveis na íntegra para o público em geral.

A submissão dos resumos será realizada via Formulário do Google. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em duas modalidades:

Ouvinte: https://forms.gle/7yrrkrXKf2te32xt9

Submissões de trabalhos: https://forms.gle/Qx3rCjMiUNAwWmh48

O participante que deseja submeter trabalhos e participar do evento deverá realizar duas inscrições, distintas, via Formulário Google: uma inscrição como ouvinte e outra inscrição para submissão do trabalho.

Os alunos devidamente matriculados na UFSM-PM terão suas apresentações feitas presencialmente e demais alunos terão suas apresentações de forma on-line, todos realizados de forma oral com duração de 15 minutos.

Confira abaixo as normas para submissão dos trabalhos e o modelo de resumo que deve ser utilizado:

Normas para submissão dos trabalhos – Clique Aqui

Modelo do resumo (PDF) – Clique aqui

Modelo do resumo (Word) – Clique aqui

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: coloquioppgagr@gmail.com.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM