UFSM-PM irá realizar capacitação com agentes comunitários de saúde e agentes de endemias de Palmeira das Missões: a atividade faz parte de uma série de ações em parceria com instituições para tentar resolver as questões relacionadas aos animais abandonados no município

Diretor da UFSM-PM recebeu vereadores e servidores da instituição para tratar sobre ações relacionadas ao bem-estar animal e conscientização de animais abandonados no município.

Na última quarta-feira (30), o diretor da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, realizou uma reunião com vereadores, docentes e técnicos-administrativo em educação da UFSM-PM para tratar sobre ações que envolvem a problemática dos animais abandonados em Palmeira das Missões.

Na reunião, foram discutidos os detalhes de uma capacitação que será realizada nos dias 07 e 14 de dezembro, no auditório da UFSM-PM, com agentes comunitários de saúde e agentes de endemias do município. A atividade educacional será ministrada pelas docentes Juliana Sarubbi e Daniel Pilz e envolverá temas como a discussão de doenças do tipo Zoonose, ou seja, doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas, que podem se espalhar para os humanos por meio do contato direto ou através de alimentos, água ou meio ambiente.

Outra questão abordada na reunião foi um projeto de educação e saúde voltado para o bem-estar animal que deve ser lançado no próximo ano junto às escolas públicas e privadas do município.

O grupo ainda discute a criação de uma Comissão de Proteção Animal e um Centro de Bem-estar Animal na cidade. Essas e outras medidas estão sendo discutidas entre a Universidade, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, a partir da Audiência Pública realizada este ano que discutiu sobre os animais abandonados em Palmeira das Missões e possíveis medidas para resolver o problema.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM