Avaliação Ensino-Aprendizagem na UFSM vai até 31 de março

Estudantes da UFSM podem avaliar as disciplinas do segundo semestre letivo de 2022 até o dia 31 de março. A Avaliação Ensino-Aprendizagem pode ser realizada no aplicativo UFSM Digital e no Portal do Aluno.

Desde a última edição, referente ao primeiro semestre de 2022, a avaliação está mais curta, com apenas três questões: o professor atuou de maneira satisfatória para o desenvolvimento da disciplina; as estratégias de ensino adotadas colaboraram para o alcance dos objetivos de aprendizagem; considerando o contexto do meu curso, estou satisfeito com o conteúdo abordado na disciplina. As respostas podem ser dadas numa escala que vai de “discordo totalmente” a “concordo totalmente”.

Além das questões objetivas, que visam avaliar a atuação docente, as estratégias de ensino e o conteúdo das disciplinas, há espaços abertos para o envio de sugestões e críticas construtivas referentes às disciplinas e ao processo de ensino-aprendizagem do semestre. Ao digitar as respostas, os estudantes devem evitar linguagem violenta, conforme as diretrizes do Código de Ética e Convivência Discente da UFSM. Para denúncias, pode-se entrar em contato com a Ouvidoria da UFSM.

Segundo Fernando Pires Barbosa, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), as mudanças implementadas no processo no ano passado, com apenas três questões que podem ser respondidas até mesmo pelo celular, por meio do UFSM Digital ou do Portal do Aluno, permitiram um recorde de participação. Pela primeira vez, mais de 50% dos estudantes da Universidade fizeram a avaliação – na avaliação anterior, houve menos de 30% de participação. A intenção nesta edição é pelo menos manter o índice atingido em 2022.

Melhorias nas práticas pedagógicas

Neste novo modelo de avaliação, conforme Fernando, os docentes já começarão a receber os resultados da edição 2022-1, de maneira privativa e anônima. A intenção é que as informações possibilitem melhorias nas práticas pedagógicas.

“Os docentes recebem os seus resultados e têm um espaço para enviar seus comentários/sugestões sobre o formato. A partir do feedback dos docentes, poderemos fazer mudanças/ajustes no formato de divulgação e, a partir de então, os resultados individuais de cada docente passarão a estar disponíveis também para as chefias (departamento, curso e unidades de ensino)”, relata. O formato de divulgação também sofreu alterações, ficando mais fácil e amigável para o docente visualizar as suas notas e os comentários dos alunos.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail coplai@ufsm.br ou na página da Avaliação Institucional.