Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Método Líquen sobre cálculo mental ganha página na internet: metodologia foi desenvolvida por docente da UFSM-PM e auxilia no ensino da matemática para anos iniciais

Neste mês de junho o Método Líquen, metodologia desenvolvida para auxiliar professores e alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, primeiro a quinto ano, no ensino dos conhecimentos e na elaboração das estratégias de cálculo mental, recebeu uma Página na Internet

O Método Líquen foi criado pela professora Sabrina Zancan, da Universidade Federal de Santa maria, campus Palmeira das Missões, em 2014 e está ganhando cada dia mais espaço nas escolas. Ele é composto por um material didático e uma metodologia específicos que constroem os conhecimentos necessários para o cálculo mental.

A metodologia é divulgada nas escolas do Rio Grande do Sul e Paraná através do Projeto CieMa (Ciências e Matemática), da UFSM-PM. Esta é uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria, através da professora Sabrina Zancan, criadora do Método Líquen, e a Universidade Federal do Paraná, através da professora Danilene Berticelli.

A implementação do Método Líquen inicia com uma formação para todos os professores dos anos iniciais da escola interessada, para que estes se familiarizem com o tema e conheçam o método que será implementado.

A formação é dividida em dois módulos:

– Módulo I (2h): Cálculo mental – Conhecimentos e estratégias;

– Módulo II (2h): Método Líquen – Tarefas e metodologia.

Toda implementação é acompanhada por encontros de assessoria para professores. Estas acontecem antes do início das atividades, após 15 dias e a cada dois meses, até o final do ano letivo.

O Método Líquen oferece um curso de formação para professores aprenderem os conhecimentos e as estratégias de cálculo mental: Cálculo Mental para Professores – CalMe Pro. “Para que o Método Líquen tenha êxito, é imprescindível que os professores participem deste curso”, afirmam as responsáveis.

A implementação do Método Líquen ocorre de forma gradativa, iniciando no Primeiro Nível com todos os estudantes do primeiro ano.

No ano seguinte, segundo ano de implementação, a turma que fez o Método Líquen no primeiro ano estará no segundo ano e realizará as tarefas do Segundo Nível, enquanto os estudantes do primeiro ano iniciam as tarefas do Primeiro Nível.

Nos anos seguintes, é seguido esta forma de implementação. Assim, após cinco anos, os estudantes de todas as turmas de primeiro a quinto ano estarão realizando as tarefas do Método Líquen diariamente. “Esta gradatividade é imprescindível para que os conhecimentos necessários ao cálculo mental se consolidem na mente dos estudantes”, salienta Sabrina.

Para saber mais sobre esta metodologia, acesse o site do Método Líquen. Lá, o visitante terá acesso a toda a história sobre o método, assim como às atividades, lives e contatos dos responsáveis.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM