Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Doutorado em Agronegócios da UFSM campus Palmeira das Missões é aprovado pela Capes 



O Doutorado em Agronegócios da UFSM-PM será o primeiro curso de doutorado fora do campus sede e deve iniciar em 2024.

O Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, recebeu, no dia 10 de julho,  a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para o funcionamento do curso de Doutorado em Agronegócios, que será o primeiro doutorado fora do campus Sede.

O novo curso deve, agora, ser publicado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e, na sequência, irá seguir para apreciação do Conselho Universitário (Consu) da UFSM. O prazo para implementar o curso na universidade é de até dois anos.

A coordenadora do PPGAGR, professora Rosani Marisa Spavenello, exalta o trabalho de todos envolvidos direta e indiretamente com esta conquista, que amplia a qualificação do programa para além do mestrado. “A aprovação do Doutorado é um somatório de esforços dos docentes, discentes, técnico-administrativos em educação ligados ao PPGAGR, dos gestores da UFSM e de toda comunidade regional que apoia e participa das ações desenvolvidas pelo grupo. Temos orgulho em dizer que se trata do primeiro doutorado dos campi fora de sede da UFSM e o primeiro strito sensu, que titula o estudante como doutor em Agronegócios, no interior do Rio Grande do Sul”. 

O Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) da UFSM-PM atua, desde 2016, na qualificação de pessoas e no desenvolvimento regional através do Mestrado em Agronegócios. O corpo docente do Programa é composto por uma equipe de 14 docentes dos Departamentos de Administração; Ciências Econômicas; e de Zootecnia e Ciências Biológicas; além de dois bolsistas de Pós-Doutorado. O Programa é de caráter interdisciplinar voltado às mais diferentes áreas de estudos e pesquisas ligadas aos Agronegócios locais, regionais, nacionais e também do exterior, tendo em vista já ter formado uma Mestre em Agronegócios natural de Moçambique e, atualmente, contar com dois estudantes deste mesmo país.

A expectativa é que o Doutorado em Agronegócios do campus Palmeira das Missões entre em funcionamento em 2024, pois aguarda  a publicação da aprovação pelo Conselho Nacional de Educação. Da mesma forma que o Mestrado, o Doutorado é interdisciplinar e o processo seletivo seguirá as mesmas regras que os demais cursos de Pós-Graduação da UFSM. “Como resultado desta aprovação tem-se a certeza de que a UFSM avança no seu propósito que é qualificar pessoas para o mundo. No caso do Mestrado e Doutorado em Agronegócios, a qualificação abrange indivíduos focados no desenvolvimento dos mais diferentes agronegócios sob as mais diversas esferas produtivas, sociais e econômicas do setor agropecuário, com destaque para o cenário regional”, destaca a coordenadora do PPGAGR.

 
Saiba mais sobre o Doutorado em Agronegócios

O Doutorado Acadêmico em Agronegócios, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) do campus Palmeira das Missões é o primeiro doutorado a ser aprovado pela Capes para um dos campi fora da sede da UFSM. Também será um dos poucos da região sul do Brasil: atualmente há apenas dois PPGs stricto sensu com características similares, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O objetivo geral do curso é construir conhecimentos interdisciplinares no campo dos agronegócios e contribuir para a sólida formação acadêmica de profissionais, docentes e pesquisadores engajados na promoção da competitividade, do desenvolvimento e da sustentabilidade nos agronegócios. Os objetivos específicos são: promover a formação de recursos humanos com capacidades e habilidades de construir e difundir conhecimentos sobre os agronegócios, integrando o objeto do agronegócio à promoção do desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e ambiental de forma integrada e sustentável; realizar estudos e pesquisas interdisciplinares sobre os agronegócios, abarcando a complexidade desse objeto, de modo a compreender a estrutura e dinâmica dos sistemas agroindustriais e das cadeias produtivas agroindustriais regionais, nacionais e internacionais; avaliar o desenvolvimento e os impactos da ciência, da tecnologia e de novas técnicas sobre o meio ambiente e os recursos naturais; investigar a concepção, implementação e a gestão de políticas públicas e privadas de promoção aos agronegócios, bem como as consequências destas ações junto ao processo de desenvolvimento; expandir e consolidar o papel da UFSM enquanto agente de promoção e difusão de conhecimentos, firmando convênio e acordos entre o campus de Palmeira das Missões com outras instituições de pesquisa e ensino nacionais e internacionais. Espera-se ainda estreitar relações da UFSM com a base industrial e agropecuária que a cerca.

A área de concentração em “Desenvolvimento Regional e do Agronegócio” leva em consideração que a atual conjuntura requer a busca pelo equilíbrio e a implantação de sistemas produtivos economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos. Em função disto, a construção de conhecimentos interdisciplinares no campo dos agronegócios, por meio do avanço da ciência e da tecnologia, pode resultar em aumento da competitividade e mitigação de impactos ambientais, condição básica para o desenvolvimento e sustentabilidade nos agronegócios. As linhas de pesquisa são “Arranjos Organizacionais e Competitividade nos Agronegócios” e “Gestão de Sistemas de Produção Agroindustrial”.

Além de solidificar a atuação da UFSM na região norte do Rio Grande do Sul, a implantação do doutorado em Agronegócios tende a fortalecer uma região que é grande produtora de diversas cadeias formadoras do agronegócio brasileiro, mas que ainda é carente de cursos de doutorado no setor.

O PPG em Agronegócios da UFSM campus Palmeira das Missões iniciou suas atividades em 2016 e tem contribuído e impactado positivamente não só a região, mas também outras áreas do Brasil e alguns países com os quais possui relação, em especial Moçambique.

Para mais informações, entre em contato através do e-mail ppgagr@ufsm.br ou pelo telefone (55) 3742- 8867.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-7914

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes