Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Egresso do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UFSM-PM, de Moçambique, impulsiona o setor agrícola em sua terra natal



Mestre em Agronegócios pela UFSM-PM desde março deste ano, Kima Paulo Frederico Mabetana já transforma em ação os conhecimentos adquiridos durante sua formação.

O impacto da pós-graduação brasileira no cenário global ganha destaque com a trajetória de Kima Paulo Frederico Mabetana, mestre em Agronegócios pela Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões. Natural de Moçambique, Kima concluiu seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) da UFSM-PM, entre março de 2023 e março de 2025, e agora aplica o conhecimento adquirido para impulsionar o agronegócio em seu país de origem.

Sua dissertação, intitulada Serviços de extensão rural em Moçambique: Inovação, difusão e adoção tecnológica, reflete o foco de sua pesquisa e o alinhamento com as necessidades locais. A vinda de Kima ao Brasil foi viabilizada por meio do convênio GCUB (Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras), iniciativa que fomenta a internacionalização da pós-graduação através do intercâmbio de estudantes estrangeiros.

De volta a Moçambique, Kima deu um passo importante: a criação da empresa Agrodealer Lda, voltada à venda de insumos, produção agropecuária, comercialização e intermediação. “O PPGAGR me deu ousadia para tirar ideias do papel e transformá-las em ação, inspirado por diversas disciplinas e pelas visitas de campo que sempre fizemos”, afirma o egresso, destacando a influência do programa em sua jornada empreendedora.

Sua dissertação “Serviços de extensão rural em Moçambique: Inovação, difusão e adoção tecnológica, reflete o foco de sua pesquisa e o alinhamento com as necessidades locais.

A Agrodealer Lda já recebeu um financiamento aproximado de R$ 120 mil do governo moçambicano para a produção de tomate. Embora os resultados iniciais tenham sido afetados por fatores climáticos, como ciclones, Kima se mostra otimista: “Os resultados não foram os esperados neste primeiro momento, mas são animadores e inspiram confiança de que, com mais pesquisa, sobretudo em inovação, alcançaremos resultados extraordinários.”

Para o professor Nelson Guilherme Machado Pinto, orientador de Kima e atual coordenador do PPGAGR, a iniciativa do egresso é um exemplo concreto do impacto global do programa. “A história de Kima é a prova viva do potencial de transformação que o PPGAGR oferece, transcendendo fronteiras e gerando impacto real no desenvolvimento do agronegócio em escala global. Valorizar ações de internacionalização como o convênio GCUB é fundamental, pois elas enriquecem nosso ambiente acadêmico e permitem disseminar conhecimento que gera prosperidade em diversas nações.”

A trajetória de Kima Paulo Frederico Mabetana é um testemunho inspirador de como o investimento em educação e a promoção de intercâmbios internacionais podem catalisar o desenvolvimento e a inovação em diferentes contextos geográficos, reforçando o papel da UFSM-PM e do PPGAGR na formação de líderes e empreendedores globais.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM, com informações do PPGAGR

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-9288

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes