O Colégio Politécnico recebeu, nos dias 24 e 25 de junho, a comissão de especialistas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), para a avaliação in loco do curso de Gestão de Cooperativas da instituição. A comitiva, formada por Márcio Rosa Portes, do Instituto Federal de Minas Gerais, e por Felipe Resende Oliveira, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi recepcionada no Gabinete do Reitor na segunda-feira (24), pela manhã, durante reunião de abertura do processo. Estiveram presentes no encontro o vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Luciano Schuch; a Pró-Reitora de Graduação da UFSM, Martha Bohrer Adaime; o Procurador Institucional da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (COPLAI) da instituição, Douglas Flores de Almeida; o Coordenador Geral da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade, Fernando Pires Barbosa; o Diretor do Colégio Politécnico, Valmir Aita; a Vice-diretora da Unidade, Marta Von Ende; o Diretor de Ensino do Politécnico, Moacir Bolzan; o Coordenador do curso de Gestão de Cooperativas, Gabriel Murad Velloso Ferreira; e o Coordenador substituto do curso, Jaime Peixoto Stecca.
Na oportunidade, o professor Luciano Schuch destacou a importância do processo de avaliação para a UFSM enquanto um acontecimento que leva a ajustes que melhor desenham o futuro da Universidade. Posteriormente, o grupo seguiu até a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), onde participou de uma reunião interna com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFSM, na qual foi apresentado todo o processo de avaliação corrente na Universidade, nos eixos docente, institucional e externo. Seguindo a agenda proposta, a comissão realizou a primeira visita ao Colégio Politécnico, sendo recepcionada pela coordenação e por estudantes do curso de Gestão de Cooperativas, que apresentaram aos avaliadores um histórico do curso; as ações desenvolvidas nos contextos institucional e regional, dentro e fora da Universidade; bem como as demais iniciativas propostas pela graduação, como a Revista de Gestão e Organizações Cooperativas (RGC), os grupos de pesquisa em funcionamento e a Cooperativa Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM Ltda (Cespol).
Ao fim da manhã e à tarde, os professores realizaram uma visita a todas as instalações do Politécnico, avaliando a infraestrutura da Unidade em âmbitos de acessibilidade, espaços de convivência, dentre outros. Posteriormente, ocorreram as reuniões dos avaliadores com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, formado por professores que auxiliam na construção do Projeto Pedagógico (PPC) do curso; com técnicos administrativos representantes de todos os setores do Colégio Politécnico; com todos os docentes atuantes no curso de Gestão de Cooperativas; com o colegiado do curso, formado por professores e estudantes da graduação; e, por fim, com os alunos e alunas, durante encontro onde foram debatidos, individual e coletivamente, as percepções dos discentes sobre o curso.
Na terça-feira (25), os especialistas do Inep dedicaram-se à avaliação documental do curso de Gestão de Cooperativas, analisando informações como relatórios do Sistema de Informações para o Ensino (SIE), currículos de professores, dentre outros dados relativos ao curso e à Universidade. Os professores credenciados pelo Inep também realizaram uma visita à Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED) da UFSM, observando de que forma a Universidade desenvolve ações de apoio aos estudantes, levando em conta acessibilidade, ações afirmativas, étnico raciais e indígenas e projetos de apoio à aprendizagem. O encerramento do processo avaliativo do curso de Gestão de Cooperativas ocorreu no fim da tarde da terça-feira, durante reunião de fechamento do trabalho realizado pela comissão. No encontro, avaliou-se todo o processo de reconhecimento do curso ocorrido nos dois dias, das questões técnicas à receptividade da comunidade do Colégio Politécnico.
Para os coordenadores do curso de Gestão de Cooperativas, todo o processo de avaliação adotou um caráter cooperativo e de união entre a comunidade do Colégio Politécnico – da direção da instituição a representantes de todos os setores da Unidade. “É muito importante deixar bem claro esse agradecimento ao envolvimento de todos: Técnicos administrativos, chefias de departamento, direção, colegas professores, estudantes e todos os demais setores da Universidade […] A comissão está aqui durante dois dias e eles precisam conseguir entender a nossa trajetória toda, que é de dez anos, dentro de uma Universidade que tem 60 anos. Não é fácil passar toda essa informação. Foi um trabalho intenso com o apoio de muitos”, destaca o professor Gabriel Murad.
O curso de Gestão de Cooperativas do Politécnico passa pelo processo de renovação de reconhecimento a cada três anos, uma vez que se enquadra na categoria dos cursos superiores que não realizam o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) por não serem ofertados em grande escala no país. A última avaliação do curso havia sido realizada em 2015, com publicação da portaria em 2017. Na sua primeira avaliação, o curso recebeu nota 4 de 5, desempenho que se manteve renovado até o último processo de reconhecimento. Após o último processo avaliativo realizado pelo Inep, o curso passou por um processo reflexivo coletivo, que ocasionou uma reforma curricular, implementada em 2018, e que alavancou a graduação em diferentes níveis. “Não é pela nota cinco, nós queremos fazer um trabalho de excelência para a sociedade, sempre. Queremos ser um curso melhor ano a ano, é um processo contínuo”, salienta o coordenador do curso de Gestão de Cooperativas.
O resultado do processo avaliativo realizado nos dias 24 e 25 deverá ser divulgado em até duas semanas.