Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Especialistas do Inep realizam avaliação do curso de Gestão de Cooperativas do Colégio Politécnico



Reunião de abertura do processo de avaliação do curso de Gestão de Cooperativas, realizada na segunda-feira (24). Foto: Maria Tereza Dias Tassinari.

O Colégio Politécnico recebeu, nos dias 24 e 25 de junho, a comissão de especialistas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), para a avaliação in loco do curso de Gestão de Cooperativas da instituição. A comitiva, formada por Márcio Rosa Portes, do Instituto Federal de Minas Gerais, e por Felipe Resende Oliveira, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi recepcionada no Gabinete do Reitor na segunda-feira (24), pela manhã, durante reunião de abertura do processo. Estiveram presentes no encontro o vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Luciano Schuch; a Pró-Reitora de Graduação da UFSM, Martha Bohrer Adaime; o Procurador Institucional da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (COPLAI) da instituição, Douglas Flores de Almeida; o Coordenador Geral da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade, Fernando Pires Barbosa; o Diretor do Colégio Politécnico, Valmir Aita; a Vice-diretora da Unidade, Marta Von Ende; o Diretor de Ensino do Politécnico, Moacir Bolzan; o Coordenador do curso de Gestão de Cooperativas, Gabriel Murad Velloso Ferreira; e o Coordenador substituto do curso, Jaime Peixoto Stecca.

Na oportunidade, o professor Luciano Schuch destacou a importância do processo de avaliação para a UFSM enquanto um acontecimento que leva a ajustes que melhor desenham o futuro da Universidade. Posteriormente, o grupo seguiu até a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), onde participou de uma reunião interna com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFSM, na qual foi apresentado todo o processo de avaliação corrente na Universidade, nos eixos docente, institucional e externo. Seguindo a agenda proposta, a comissão realizou a primeira visita ao Colégio Politécnico, sendo recepcionada pela coordenação e por estudantes do curso de Gestão de Cooperativas, que apresentaram aos avaliadores um histórico do curso; as ações desenvolvidas nos contextos institucional e regional, dentro e fora da Universidade; bem como as demais iniciativas propostas pela graduação, como a Revista de Gestão e Organizações Cooperativas (RGC), os grupos de pesquisa em funcionamento e a Cooperativa Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM Ltda (Cespol).

Ao fim da manhã e à tarde, os professores realizaram uma visita a todas as instalações do Politécnico, avaliando a infraestrutura da Unidade em âmbitos de acessibilidade, espaços de convivência, dentre outros. Posteriormente, ocorreram as reuniões dos avaliadores com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, formado por professores que auxiliam na construção do Projeto Pedagógico (PPC) do curso; com técnicos administrativos representantes de todos os setores do Colégio Politécnico; com todos os docentes atuantes no curso de Gestão de Cooperativas; com o colegiado do curso, formado por professores e estudantes da graduação; e, por fim, com os alunos e alunas, durante encontro onde foram debatidos, individual e coletivamente, as percepções dos discentes sobre o curso.

Na terça-feira (25), os especialistas do Inep dedicaram-se à avaliação documental do curso de Gestão de Cooperativas, analisando informações como relatórios do Sistema de Informações para o Ensino (SIE), currículos de professores, dentre outros dados relativos ao curso e à Universidade. Os professores credenciados pelo Inep também realizaram uma visita à Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED) da UFSM, observando de que forma a Universidade desenvolve ações de apoio aos estudantes, levando em conta acessibilidade, ações afirmativas, étnico raciais e indígenas e projetos de apoio à aprendizagem. O encerramento do processo avaliativo do curso de Gestão de Cooperativas ocorreu no fim da tarde da terça-feira, durante reunião de fechamento do trabalho realizado pela comissão. No encontro, avaliou-se todo o processo de reconhecimento do curso ocorrido nos dois dias, das questões técnicas à receptividade da comunidade do Colégio Politécnico. 

Para os coordenadores do curso de Gestão de Cooperativas, todo o processo de avaliação adotou um caráter cooperativo e de união entre a comunidade do Colégio Politécnico – da direção da instituição a representantes de todos os setores da Unidade. “É muito importante deixar bem claro esse agradecimento ao envolvimento de todos: Técnicos administrativos, chefias de departamento, direção, colegas professores, estudantes e todos os demais setores da Universidade […] A comissão está aqui durante dois dias e eles precisam conseguir entender a nossa trajetória toda, que é de dez anos, dentro de uma Universidade que tem 60 anos. Não é fácil passar toda essa informação. Foi um trabalho intenso com o apoio de muitos”, destaca o professor Gabriel Murad.

O curso de Gestão de Cooperativas do Politécnico passa pelo processo de renovação de reconhecimento a cada três anos, uma vez que se enquadra na categoria dos cursos superiores que não realizam o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) por não serem ofertados em grande escala no país. A última avaliação do curso havia sido realizada em 2015, com publicação da portaria em 2017. Na sua primeira avaliação, o curso recebeu nota 4 de 5, desempenho que se manteve renovado até o último processo de reconhecimento. Após o último processo avaliativo realizado pelo Inep, o curso passou por um processo reflexivo coletivo, que ocasionou uma reforma curricular, implementada em 2018, e que alavancou a graduação em diferentes níveis. “Não é pela nota cinco, nós queremos fazer um trabalho de excelência para a sociedade, sempre. Queremos ser um curso melhor ano a ano, é um processo contínuo”, salienta o coordenador do curso de Gestão de Cooperativas.

O resultado do processo avaliativo realizado nos dias 24 e 25 deverá ser divulgado em até duas semanas.

Encontro de encerramento do processo de avaliação do curso, realizado na terça-feira (25). Foto: Amanda da Cas.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-2880

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes