Curso Técnico em Meio Ambiente do Politécnico promove Oficinas Pedagógicas em escolas de Santa Maria

Oficina aplicada no Instituto Estadual Olavo Bilac, no dia 24 de junho.
Fotos: Nára Beatriz Chaves Alves.

Integrando as atividades da disciplina de Legislação Ambiental e Organização Política Brasileira, do primeiro semestre do Curso Técnico em Meio Ambiente do Politécnico, a iniciativa das Oficinas Pedagógicas visa proporcionar uma interação dinâmica entre o saber teórico do direito ambiental e a prática social, avaliando os saberes dos estudantes de uma maneira não tradicional. Segundo a professora Nára Beatriz Chaves Alves, responsável pela disciplina, a atividade “estabelece relações entre a educação e o cotidiano”, tendo como protagonistas os estudantes do curso técnico e a sociedade, com participação ativa, reflexiva, crítica e orientadora de novas práticas. O público-alvo da iniciativa são estudantes do Colégio Politécnico, dos três níveis ofertados, e alunos da rede estadual de ensino de Santa Maria, distribuídos em três instituições: O Colégio Estadual Coronel Pilar, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D’Ambrósio e o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac.

As oficinas foram implementadas no dia 05 de abril, tendo como responsáveis os alunos Alessandro Jorge, Ana Paula Coelho, Bruna Ferreira, Caroline Sheuer, Celso Pasa, Franciele Schlusser, Gabriel Bertoldo, Henrique Adamy, Laura Camponogara, Leonardo Hendges, Lilian dos Santos, Lusian de Oliveira, Nathali Taufer, Rafael Ribeiro e Vitoria Boemo; com a colaboração do aluno estagiário do Programa Especial de Graduação (PEG-UFSM), Carlos Belt.

Segundo a professora Nára Beatriz, a resposta dos estudantes da disciplina de Legislação Ambiental e Organização Política Brasileira à iniciativa foi bastante positiva. “Não foi uma aplicação do direito da maneira mais tradicional, mas eles conseguiram captar. Além disso, eles saíram da Universidade e foram oferecer um conteúdo partilhado com outros colégios”, destaca a professora.

Confira as temáticas abordadas e as imagens das oficinas realizadas pelos estudantes:

Oficina 01: “O dever de casa, nada de fora”, ministrada pelos alunos Gabriel Bertoldo, Rafael Ribeiro e Alessandro Jorge.

A atividade foi realizada junto ao Colégio Politécnico, em uma turma do ensino médio, uma turma do Curso de Gestão Ambiental e com a turma do terceiro semestre do Curso Técnico em Agricultura. A temática da oficina consiste numa pequena amostra do conhecimento dos alunos palestrantes sobre os seguintes assuntos: Poluição, área de proteção ambiental e desenvolvimento sustentável. Até o momento, a oficina já contou com 75 participantes, permanecendo em execução.

Oficina 2: “Resíduos e saúde: qual a relação?”, ministrada pelos estudantes Nathali Taufer, Leonardo Hendges, Vitória Boemo e Lilian Santos, com a colaboração do aluno estagiário do PEG /UFSM, Carlos Belt.

Aplicada no Instituto Estadual Olavo Bilac e no Colégio Estadual Coronel Pilar nos dias 24 e 26 de junho, respectivamente, a oficina teve aprovada, ainda, a sua execução na X Semana Acadêmica da Geografia, a ser realizada no dia 20 de agosto de 2019.  A atividade consiste em uma reflexão e aprendizagem sobre a relação entre resíduos, rejeitos e a saúde humana, pautando, ainda, uma percepção a respeito dos impactos dos resíduos na saúde e no meio ambiente. As oficinas aplicadas no último mês contaram com 35 participantes.

Oficina 03: “Oficina de Fauna Nativa e Espécies Ameaçadas do Rio Grande do Sul”, aplicada por Ana Paula Coelho, Bruna Ceretta, Caroline Sheuer e Henrique Adamy.

Realizada junto aos estudantes do 7º ano da Escola Estadual Ens. Fundamental Marieta D’Ambrosio no dia 25 de junho, a oficina visou sensibilizar os participantes sobre a fauna nativa de vertebrados do estado do Rio Grande do Sul, informando-os, ainda a respeito das espécies nativas e espécies exóticas; explicando como espécies são classificadas quanto ao grau de ameaça; e quais espécies estão ameaçadas de extinção. Participaram da atividade 25 alunos da escola.

Oficina 04: “Sujeitos, Transação Penal e Termo de Ajuste de Conduta (TAC)”, aplicada pelos estudantes Celso Pasa, Franciele Schlusser e Laura Camponogara.

A iniciativa ocorreu no Colégio Politécnico, junto aos acadêmicos do primeiro semestre do curso de Gestão de Cooperativas, integrando as atividades da disciplina de Direito Cooperativo. O objetivo da oficina foi informar e sensibilizar sobre a responsabilidade de pessoas físicas e jurídicas perante os danos ambientais. Participaram da atividade 26 estudantes do curso de Gestão de Cooperativas.