Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Participação da Polifeira do Agricultor na Chamada Oral SiSU 2019/2



Notícia: Polifeira do Agricultor – Colégio Politécnico da UFSM

Diversos sinais mostram que a sociedade tem buscado alimentos mais saudáveis, e com menos riscos para a saúde. O desafio, porém surge quando se pergunta onde comprar alimentos que sejam mais confiáveis?

Em Santa Maria, o projeto de extensão Polifeira do Agricultor, se encaixa em uma dessas possibilidades. A Polifeira é um projeto de extensão que tem o objetivo de fortalecer a produção local e comercialização de alimentos por meio de mercados de proximidade, gerar trabalho e renda para os agricultores da região, além de ofertar alimentos com o conceito de saudável.

O projeto conta com o acompanhamento técnico dos agricultores, análises químicos de resíduos de pesticidas, buscando garantir um alimento com resíduo zero. Busca-se oferecer para o consumidor um maior conhecimento sobre a origem dos alimentos, os processos envolvidos em sua produção, como também que façam que essa renda propicie emprego e renda na região.

Do ponto de vista da colaboração no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Polifeira trás para dentro da UFSM o espaço para a construção de uma formação mais orientada para as demandas sociais.

Como também trazer elementos e subsídios para desenvolver suas atividades, sendo que o efetivo de consumidores que estudam, visitam ou tem atividades laborais na UFSM é o seu público de orientação. Além das feiras regulares que acontecem às terças e quintas feiras a Polifeira também participa do Viva o Campus, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, do Descubra UFSM organizado pela Pró-Reitoria de Graduação.

Para ter uma ideia da importância de uma feira livre do ponto de vista da economia informal os feirantes da Polifeira mantém um controle das vendas por meio de um Boletim de Vendas, a partir dos quais obtém indicadores de comercialização, que ao cabo também contribuem na gestão da feira.

Durante os dias 16 e 17, por ocasião da realização da Chamada Oral do SiSU 2019/2 a Polifeira foi convidada a contribuir nesse evento, já que muitas famílias se deslocam de outros lugares, e acabam adquirindo algum tipo de alimento para o consumo. A Pró-Reitoria de Graduação entende que esses espaços de eventos da Universidade podem também contribuir com ações que promovam a economia local, mas especialmente a agricultura familiar e as ações que envolvem a sustentabilidade.

Dessa forma, a feira se instalou na área do Politécnico, em frente ao Centro de Convenções, contando com 5 feirantes: Angela Mafini da Cooperativa Coopivorá, Eliane dos Santos e João de Antonio Oliveira de Pains, José Sidinei e Cleusa Silveira da Quinta do Gama de Dilermando de Aguiar e Michele Abreu da Granja Abreu de Itaara.

O foco da feira foi fornecer alimentos prontos para o consumo, diferentemente de outros dias que o foco não é apenas esse. Foram comercializados diversos alimentos, entre eles, bolos, pasteis, sucos, cafés, bolachas, bergamotas, bananas, dentre outros. A participação da Polifeira foi um sucesso, sendo que os feirantes comercializaram a totalidade do que trouxeram. Na tabela podemos ver alguns números da comercialização destes dois dias:

Alimento Unidades Vendidas
Pastéis ± 783
Bolos ± 80
Café ± 65
Caldo de Cana ± 100
Suco ± 128
Frutas ± 110
TOTAL: 1.266 alimentos

Foram comercializados mais de 1.642 unidades de alimentos durante os dois dias de SiSU 2019/2 que a Polifeira se fez presente, totalizando um valor de aproximadamente R$ 6.099,00. Esse dinheiro fica em Santa Maria, fomenta a economia local, além de permitir aos consumidores alimentos livres de conservantes e agrotóxicos.

A UFSM é um local de troca e de ensino, a Polifeira tem esse mesmo objetivo, fazer com que as pessoas possam comer de forma mais saudável, e que os agricultores possam ter uma renda e um trabalho. Eventos da universidade podem contribuir com esse propósito chamando a Polifeira como parceira, assim acarretando em um ganho mútuo, tanto para o público do evento que terá os melhores alimentos disponíveis, como para os organizadores e os próprios feirantes.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-3060

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes