Projeto Polifeira promove evento chamado “Arroz sem uso de defensivos: da produção ao consumo”

No dia 12 de setembro de 2019, será realizado o “Arroz sem uso de defensivos: da produção ao consumo”, evento promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, o Grupo de Pesquisa em Arroz Irrigado (GPAI/UFSM), o Projeto Polifeira da UFSM – Colégio Politécnico da UFSM e o SOLST Espaço Orgânico e Natura. O dia de discussões, que tem como objetivo abordar as últimas novidades do mercado de arroz orgânico, começa às 13:00h, na sala Cláudio Mussói, térreo do Prédio 42, Centro de Ciências Rurais (CCR).

Confira a programação:

• 13h30min – Abertura Oficial com a presença de autoridades
  • 14h – As transformações nos sistemas agroalimentares e a busca por alimentos saudáveis (Prof. Gustavo Pinto da Silva – GIPAG/Colégio Politécnico da UFSM)
  • 14h30min – Os principais desafios para produção de arroz orgânico (Prof. Enio Marchesan – GPAI/UFSM)
  • 15h – Os principais desafios da comercialização de orgânicos (Anderson Bortoli – Solst Espaço Orgânico e Natural)
  • 16h – Lançamento e Degustação do Arroz sem defensivos produzido pelo GPAI / UFSM (ocorrerá na Polifeira do Agricultor, localizado junto ao Largo do Planetário).

Sobre os palestrantes:

Gustavo Pinto da Silva

É Bacharel em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), licenciado pelo Instituto Federal Farroupilha (2009), mestrado (2003) e doutorado (2016) em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Extensão Rural, com ênfase em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: mercados agroalimentares, desenvolvimento territorial, agricultura familiar, associativismo e extensão rural. Atualmente é professor de ensino médio, técnico e tecnológico do Colégio Politécnico da UFSM e integrante do Gipag.

Enio Marchesan

Concluiu o doutorado em Fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz em 1991 e atualmente é professor no departamento de Fitotecnia da UFSM, coordena o GPAI/UFSM Integrado e atua na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais. Publicou 120 artigos em periódicos especializados e 240 trabalhos em anais de eventos, possui 6 capítulos de livros e 3 livros publicados, orientou 19 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado na área de Agronomia, recebeu 28 prêmios e/ou homenagem. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Produtividade, adaptação, Arroz irrigado, sustentabilidade, cultivo mínimo, pré-germinado, impacto ambiental, plantio direto, azevém e genótipos.

Anderson Bortoli

Possui Graduação (2002) e Mestrado (2007) em Zootecnia pela UFSM. Atua diretamente em temas como: certificação de acordo com os regulamentos das Leis Brasileiras, Norte Americanas e Europeias para comércio nacional e exterior; implantação de manejo orgânico junto à produtores rurais, especialmente em cereais orgânicos para atender o mercado nacional e internacional; agroturismo e agricultura familiar e em projetos de agregação de valor a matérias-primas agrícolas; estabelecimento de redes de cooperação na área sócio-ambiental; elaboração de projetos de tratamento e disponibilização final de resíduos sólidos e líquidos oriundos de atividades agrícolas e agroindustriais, especialmente resíduos da indústria de arroz e abatedouros, para agregação de renda; treinamento e capacitação de pessoal para atuarem nestas áreas.  Além disso, é desenvolvedor de núcleos de produtores para produção de cereais orgânicos, tem ampla experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Comercialização Agrícola e Extensão Rural, voltadas para o mercado brasileiro e exportação. No evento, é representante da Solst Espaço Orgânico e Natural, empresa que atende todos os interesses da cadeia de produtos orgânicos, direcionando-os à sustentabilidade social, ambiental e comercial.

Para possíveis dúvidas, entrar em contato pelo e-mail eniomarchesan@gmail.com