Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso Técnico em Secretariado promove comemoração pelo Dia do Profissional do Secretariado



No dia 30 de setembro de 2019, comemorou-se o Dia do Profissional do Secretariado. Para celebrar a data, a coordenação e professores do Curso Técnico em Secretariado do Colégio Politécnico da UFSM organizaram uma noite comemoração e troca de conhecimento.

No inicio, ocorreu uma palestra denominada “A felicidade nossa de cada dia”, com o professor do Departamento de Ciências Sociais, Dejalma Cremonese. Em seguida, docentes, estudantes e egressas do Curso reuniram-se para homenagens e um pequeno coquetel de confraternização.

Dia do Secretariado 

A origem desta data comemorativa vem de 30 de setembro de 1850, quando nasceu Lilian Sholes, filha do inventor da máquina de escrever, Christopher Sholes, que viria a se tornar a primeira mulher a usar em público o aparelho que era visto como revolucionário. Por esse motivo, tornou-se um símbolo durante a segunda fase da Revolução Industrial.

Quando Liliam completou 100 anos (1950), empresas decidiram criar um concurso para eleger a melhor datilógrafa, como forma de comemoração ao centenário da filha do inventor da máquina de datilografar. A competição fez muito sucesso e começou a ser repetida anualmente. Como a maior parte das participantes eram secretárias, o dia 30 de setembro passou a ser popularmente conhecido como o “Dia da Secretária”, atualmente conhecido como o Dia do Secretariado.

Em São Paulo, a lei nº 1.421, de 26/10/1977, oficializou o dia 30 de Setembro como o “Dia da Secretária”.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-3333

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes