Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Mateada GEPACES reúne cientistas da área e discute a contaminação de solos e alimentos

O Grupo de Pesquisa de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos em Solos (GEPACES), promoveu no dia 14 de outubro de 2019, a Mateada Gepaces. No encontro foram apresentados e discutidos temas como a contaminação de solos e alimentos, os danos que o excesso de metais pesados podem promover em plantas, além de possíveis estratégias a serem utilizadas para remediar esta problemática.

O público era formando por alunos de graduação dos mais diversos cursos da UFSM e de outras instituições que demonstraram interesse pela temática do evento; alunos de Pós-Graduação, professores e comunidade em geral. As atividades realizaram-se no auditório Flávio Miguel Schneider, localizado em anexo ao prédio 42, Centro de Ciências Rurais (CCR).

Confira como foi a programação completa:

17h 30min – 18h: Credenciamento

18h – 18h 30min: Palestra “Contaminação de solos Agrícolas” (Prof. Dr. Gustavo Brunetto)

A palestra abordou as fontes de contaminação em solos agrícolas, como aqueles cultivados com frutíferas e culturais anuais; os elementos em excesso, dando ênfase em metais pesados e o potencial de inserção deles na cadeia alimentar através da ingestão de alimentos serão temas abordados na palestra contaminação de solos.

Sobre o palestrante: Gustavo Brunetto é Doutor em Ciência do Solo, com Pós-Doutorado em Nutrição Mineral de Frutíferas. Atualmente é professor no Departamento de Solos da UFSM e orientador de Mestrado e Doutorado no PPG em Ciência do Solo. Atua em temáticas como contaminação de solos e alimentos, calagem e adubação em sistemas de cultivo, bem como estado nutricional de plantas. Os resultados obtidos em estudos tem sido divulgados em artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais; boletins técnicos e capítulos de livro. Maiores detalhes podem ser obtidos em seu Curriculum Lattes.

18h 30min – 19h: Palestra “O que o excesso de elementos ocasiona em plantas?” (Prof. Dr. Tadeu Luis Tiecher)

As reflexões desse momento estiveram em torno das alterações bioquímicas e fisiológicas que ocorrem em plantas que crescem em solos contaminados com metais pesados. Passando por assuntos como estresse oxidativo, fluorescência da clorofila, pigmentos fotossintéticos, trocas gasosas e desenvolvimento do sistema radicular de plantas.

Sobre o palestrante: Tadeu Luis Tiecher é graduado em Agronomia, Mestre e Doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como extensionista rural de nível superior na EMATER/ASCAR-RS, como Fiscal Estadual Agropecuário da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação – SEAPI e Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal Farroupilha, Campus Alegrete. Atualmente é Professor EBTT no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Restinga, em Porto Alegre, RS. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Contaminação do Solo, Química e Fertilidade do Solo, Adubação e Nutrição Mineral de Plantas. Colabora em pesquisas com adubação de culturas frutíferas, principalmente videiras, culturas anuais e dinâmica de nutrientes e elementos tóxicos em sistemas de manejo do solo.

19h – 19:30min: Palestra “O que pode ser feito para diminuir a toxidez de elementos em plantas?” (Prof. Dr. Lessandro de Conti)

Aqui foram abordadas estratégias para mitigar os efeitos da toxidez em ambientes contaminados por metais pesados: mecanismos dos agentes remediadores que promovem a redução da biodisponibilidade do contaminante, potencialidades e limitações das técnicas e resultados obtidos para remediação de solos de vinhedos contaminados com cobre.

Sobre o palestrante: Lessandro de Conti é Técnico em Agropecuária – SETREM, Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Mestre e Doutor em Ciência do Solo pela UFSM, com um período do Doutorado Sanduíche na Università di Bolzano. Atuou como Técnico Administrativo – Engenheiro Agrônomo no Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Augusto. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Augusto e Coordenador do Curso de Especialização em Gestão do Agronegócio. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Contaminação do Solo, Química e Fertilidade do Solo, Adubação e Nutrição Mineral de Plantas. Colabora em pesquisas com adubação de culturas frutíferas, principalmente videiras, culturas anuais e dinâmica de nutrientes e elementos tóxicos em sistemas de manejo do solo.

19h 30min: Mesa redonda e encerramento