Ensino Médio do Colégio Politécnico da UFSM conquista o 1º Lugar no Enem do Rio Grande do Sul

O ensino médio, do Colégio Politécnico da UFSM, conquistou mais uma vez a posição de melhor escola do estado do Rio Grande do Sul, de acordo com micro dados divulgados na última semana (26), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tabulados pela plataforma Evolucional.

O ranking que avalia o desempenho dos estudantes do terceiro ano do ensino médio que realizaram o Enem em 2019, o Colégio Politécnico lidera em 1º lugar entre as instituições do estado e aparece na posição 36ª em nível nacional.

A média do Politécnico entre as áreas de conhecimento foi de 778,07 em Matemática; 650,33 em Ciências Humanas, 627,91 em Linguagens; e 627,48 em Ciências da Natureza. O desempenho total nas provas objetivas ficou em 670,9. Na redação a média foi de 889,09.

Em relação aos resultados de 2018, com base no ranking organizado pelo jornal Folha de São Paulo, a instituição teve uma melhora surpreendente, subindo 165 posições a nível nacional e três posições a nível estadual. A boa colocação na avaliação relembrou os destaques que o Colégio já teve em anos anteriores, quando figurou entre a melhor do estado por seis anos seguidos (até 2018) e esteve entre as 100 melhores escolas brasileiras.

O Diretor da Instituição, Professor Valmir Aita, atribui o sucesso do Colégio ao “comprometimento de professores e alunos na construção de conhecimentos interativos e conectados com a realidade”. Segundo o Prof. Aita, a infraestrutura adequada do Colégio Politécnico também contribui para que discentes e docentes realizem suas atividades com qualidade e determinação.

“Nosso ponto forte é o diálogo com todos os professores e a vigilância na atenção com os alunos. Temos focado no planejamento pedagógico do Colégio. Refazemos o que não deu certo ou o que poderia ser melhor, e repetimos os acertos”, ressalta o Diretor de Ensino, Professor Moacir Bolzan. Para ele, o trabalho sério, com compromisso e foco, tem levado o Colégio a se destacar. “Nossa grande discussão hoje é reforma do Ensino Médio. Posso garantir que o que estamos planejando será ainda melhor”, complementa.

Diante da pandemia de Corona vírus, o Colégio Politécnico tem desenvolvido suas atividades de forma remota com o apoio de professores e técnico-administrativos em educação, engajados em manter o vínculo com os estudantes.

Por fim, o Colégio parabeniza a Turma 2017-2019 do Ensino Médio pelo seu ótimo desempenho no Enem 2019 e deseja muito sucesso, aos estudantes, na continuidade dos estudos.

Turma 2017-2019
Turma 2017-2019 do Ensino Médio do Colégio Politécnico

Texto elaborado pela Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM.