Colégio Politécnico tem estudantes selecionados entre os 37 melhores trabalhos da JAI 2019

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Politécnico da UFSM, Pedro Graeff Machado, Mateus do Carmo, Juliano de Mello Pasa e Pietro Raoni Almeida da Silva, tiveram seu estudo “ARTE LOCALIZADA: GEORREFERENCIANDO ESCULTURAS ESPALHADAS PELO CAMPUS DA UFSM”, selecionado entre os 37 melhores trabalhos apresentados na 34ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM.

O trabalho realizado pelos quatros estudantes e orientado pela Professora Drª Márcia Lenir Gerhardt e pelo Professor Dr. Valmir Vieira, buscou localizar, identificar, georreferenciar e montar uma base de dados das esculturas espalhadas pelo campus sede – Camobi da UFSM em Santa Maria. A proposta do projeto tinha o intuito de facilitar a localização das obras e divulgá-las tanto para fins acadêmicos quanto para fins de lazer e de conhecimento do público; bem como criar trabalhos artísticos a partir dos dados levantados.

A pesquisa foi desenvolvida em 2019 nas disciplinas de Artes e Projeto, através dos diferentes conhecimentos produzidos em sala de aula e nos projetos extracurriculares. Durante a sua elaboração, os alunos trabalharam a interdisciplinaridade e o diálogo entre as disciplinas do Ensino Médio e do curso de Tecnologia em Geoprocessamento do Colégio Politécnico.

Segundo os autores do trabalho, o envolvimento no processo investigativo e a participação na JAI foram gratificantes, assim como o apoio da Coordenação do Ensino Médio, da Direção do Colégio e de todos os envolvidosª

Estudantes do Ensino Médio na JAI 2019
Estudantes do Ensino Médio apresentando trabalho na 34ª JAI (2019)

Texto: Nataly Dandara, estagiária da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM