Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Professores e voluntários do Colégio Politécnico e de outras instituições atuam na vacinação em Santa Maria

Docentes do Colégio Politécnico e estudantes voluntários da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e de outras instituições como a FISMA (Faculdade Integrada de Santa Maria), a UFN (Universidade Franciscana), e o SEG (Sistema de Ensino Gaúcho), participam conjuntamente de ações voluntárias a favor da vacinação na cidade de Santa Maria. Os voluntários ajudam a Secretaria de Saúde do município para acelerar o processo de imunização.

Vacinação Santa Maria
Servidora aplicando vacina em idoso por sistema Drive-thru. Créditos: Equipe de Vacinação Colégio Politécnico.

Cada instituição possui no mínimo um professor responsável pela convocação dos voluntários. Na UFSM, ficaram responsáveis pela convocação Laís Caetano e Caren Jacobi. Dessa forma, os voluntários preencheram um formulário que exigia, no mínimo, ser enfermeiro, técnico administrativo em educação, docente ou estudantes do curso de graduação ou técnico em enfermagem, a partir do quarto semestre. O resultado da seleção foi mais de 100 pessoas na Universidade e do Colégio Politécnico, tivemos oito alunos voluntários trabalhando direto na vacinação, sendo eles os estudantes Marcos Machado, Roger Flores, Thais Silva, Vanessa Stiehl, Ysadora dos Santos, Roberta Waholtz, Maria Paula Binotto e Mariana Saccol. Entre os servidores,  a Profª. Caren Jacobi, a Profª. Laura Cortes, a Profª. Cristiane Arnemann, a Profª. Rosylaine Moura, a Profª. Danize Rizzetti, a Profª. Nadianna Marques, a Enfª. Fabiane Possatti, a Profª. Rhea Soares e o Prof. Guilherme Pinheiro.

Vacinação
Voluntárias se preparam para aplicar vacinas em idosos em um sistema Drive-thru. Créditos: Equipe de Vacinação Colégio Politécnico.

A primeira ação aconteceu no dia 11 de fevereiro na UBS (Unidade Básica de Saúde) de São Francisco, e atualmente já foram mais de 14 ações em que os voluntários do Colégio Politécnico auxiliaram nas aplicações das vacinas nos bairros e em outros pontos (centro comunitário, Itararé, na praça e nos domicílios de pessoas acamadas). O Colégio contribuiu com um carro utilizado pelos servidores e estudantes em algumas ações para auxiliar a vacinação nos domicílios. Os alunos são escolhidos por rodízio ou pela grande demanda de doses distribuídas. Todas as ações acontecem com a supervisão de um professor.

A vacinação ocorre, de acordo com a quantidade de doses, nos grupos prioritários como idosos (sua faixa etária depende da quantidade de doses), os profissionais da saúde e os indígenas. Os locais são dispostos também pelo número de doses, como já citado, ocorrendo em formatos de Drive-thru como nos espaços da Medianeira e no Centro de Processamento de Dados (CPD), no campus da UFSM. Caso haja um número maior de vacinas disponíveis em determinado dia, os locais são expandidos para atender a demanda.

Segundo o Vacinômetro da Prefeitura Municipal de Santa Maria, atualmente já foram mais de 30.000 mil vacinas aplicadas (primeira e segunda dose). E a ação mais recente aconteceu neste último sábado, 20, no estacionamento do CPD na UFSM. Entretanto, a equipe de voluntários já possui uma nova data de ação para aplicação de novas doses, prevista para amanhã, 24, em frente ao CPD, em formato de Drive-thru, com o objetivo de imunizar 800 idosos na faixa etária de 70 anos ou mais.

Equipe de vacinação
Equipe de Vacinação do Colégio Politécnico da UFSM. Créditos: Equipe de Vacinação Colégio Politécnico.

Texto elaborado por Bruna Lopes.

Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
assessoriadecomunicacao@politecnico.ufsm.br