Palestra e Sarau encerram atividades relativas aos 60 anos do Colégio Politécnico.

Atividades organizadas por servidores e alunos fecharam um ciclo de homenagens, resgates e reflexões que se iniciaram no ano passado até alcançar, nesta semana, os 61 anos da instituição.

Na última quarta-feira (26), o Sarau Literário “Cartas ao Poli” e, anteriormente, a palestra “Século XXI: saberes em construção”, proferida pelo prof. Ricardo Rossato na segunda-feira (24), encerraram as atividades comemorativas dos 60 anos do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, celebrando suas seis décadas na oferta de educação básica, técnica e tecnológica pública, gratuita e de qualidade. A palestra “Século XXI: saberes em construção”, proferida pelo prof. Ricardo Rossato, apresentou um recorrido histórico da instituição universitária no mundo, perpassando diferentes valores aos quais a universidade foi veiculada e discutiu os desafios impostos à educação no século XXI, entre eles a pandemia, a relação com as tecnologias e as políticas relacionadas à educação. Rossato também destacou como papel de educador o de contribuir para construir vidas com dignidade.

(prof. Ricardo Rossato no início de sua fala durante o evento)

Já o Sarau foi uma iniciativa do Projeto Jornal Temático do Ensino Médio do Colégio Politécnico, organizado pelas professoras Cláudia Letícia de Castro do Amaral e Miriane Costa Fonseca. Por meio de um trabalho coletivo envolvendo estudantes do Ensino Médio, professores das áreas de Linguagens e Humanas, direção do Politécnico, coordenação do Ensino Médio, Assessoria de Comunicação, servidores do suporte técnico, oficineiros, palestrantes, colaboradores da UFSM e de outras instituições, foi possível homenagear o Colégio a partir de um Concurso Literário em que alunos, egressos, servidores ativos e aposentados, escreveram cartas à instituição relembrando suas vivências no Colégio. O Concurso demonstrou uma forte característica do Colégio ao longo dos seus 60 anos de existência, a afetividade. Na cerimônia, houve a divulgação e leitura dos trabalhos vencedores.

(Momento da leitura de uma das cartas durante o Sarau, feita pelo egresso Vicente Camilo)

Para assistir à palestra “Século XXI: saberes em construção”, acesse este link.
Para acompanhar o Sarau “Cartas ao Poli”, acesse este link.

Confira abaixo as cartas premiadas no Concurso, segundo as categorias.

Estudantes egressos

1° lugar – Lara Trevisan