O ano de 2022 inicia, no Colégio Politécnico, com a abertura de edital para um novo curso técnico subsequente ao Ensino Médio: Técnico em Fruticultura. A área, uma das mais consolidadas do Colégio, contará agora com um curso de educação a distância que forma profissionais aptos a compreender e atuar na cadeia de produção frutícola, desde a propriedade rural até o consumidor, além de poder realizar a organização e promoção da atividade. As oportunidades estão desde a produção para a comercialização na esfera local, os pomares domésticos para as necessidades da família, o processamento de frutas, ou mesmo para as produções empresariais, de larga escala. Mesmo sendo um curso a distância, tem a peculiaridade e necessidade do contato do estudante com a prática profissional: o currículo prevê encontros presenciais aos sábados, de 21 em 21 dias no Polo de Santa Maria, compondo um quarto (25%) de sua carga horária presencialmente. Essa composição foi pensada também tendo em mente a rotina de pessoas que buscam qualificação e que desenvolvem atividades profissionais simultaneamente.
O currículo proposto para o curso Técnico em Fruticultura buscou centrar-se em alguns componentes básicos para dar uma visão ampla da atividade, relacionando desde o empreendedorismo, mercados, vivências em propriedades rurais, dentre outros. A organização curricular foi dividida em módulos, com três modalidades de qualificação profissional: Assistente em Fruticultura, Produtor de Árvores Frutíferas, Assistente de Negócios em Fruticultura e Assistente de Controle de Produção. A duração total do curso é de 2 anos (1.200 horas de carga horária total), contando com a possibilidade de certificação profissional técnica intermediária, a qual considera que o estudante pode ser certificado mesmo sem concluir o curso em sua integralidade. Assim, desde que curse um conjunto de disciplinas, já pode ter uma certificação parcial.
São oferecidas 60 vagas, a serem preenchidas por meio de sorteio público eletrônico. O pré-requisito é a conclusão do Ensino Médio ou equivalente.
As inscrições estão abertas até dia 20 de março. Para acessar o edital e a página de inscrições, acesse o seguinte link: Processo Seletivo Curso Técnico em Fruticultura EaD
Uma característica distintiva do curso são os métodos e técnicas de ensino-aprendizagem voltados totalmente para a prática de campo. Ao longo do tempo, o Colégio Politécnico da UFSM tornou-se uma referência em fruticultura por atuar em atividades de pesquisa, extensão e qualificação com diferentes públicos e por ter um conjunto de docentes e servidores com atuação vinculada ao tema. Soma-se a isso uma sólida infraestrutura com áreas de produção com pomares, viveiros, zonas experimentais, instalações, máquinas e equipamentos. O curso teve uma primeira edição entre os anos de 2014 e 2017, realizada nos polos de Santa Maria, Agudo e São João do Polêsine, quando notou-se a necessidade de um conhecimento especializado e uma demanda reprimida de mão de obra para atuar na fruticultura. Desde então, uma reedição é demandada por diversos setores como prefeituras, cooperativas e associações do ramo.
Setor em expansão na região
A fruticultura é prioritária no desenvolvimento de diversos municípios do Rio Grande do Sul, com grande potencial em gerar trabalho e renda, principalmente para pequenas propriedades rurais, onde o trabalho é centrado na mão de obra familiar, mas também como forma de assegurar a segurança e a soberania alimentar.
O Rio Grande do Sul, com suas condições de clima particulares – estações bem definidas, períodos de frio e calor intenso – também tem se destacado na fruticultura, colocando-se como o 4º estado brasileiro com maior área plantada, segundo pesquisas. Além de videiras, macieiras e pessegueiros – culturas pelas quais o Estado já é reconhecido – se expande a produção de frutas vermelhas, frutas nativas, citros e amêndoas, tanto em termos de produção de larga escala, como em produções de base familiar.
Além da Serra Gaúcha, dos Campos de Cima da Serra e da Região Sul do Estado, a fruticultura também tem ganhado espaço em regiões que antes não eram vistas com esse fim, como a Campanha, com áreas de produção de uvas viníferas, oliveiras, entre outras. A Região Central do Rio Grande do Sul se caracteriza pela produção de autoabastecimento, diversificação de rendas, e pequenas propriedades com predominância do trabalho familiar e comercialização para mercados de venda direta, como constatou estudo do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Agroalimentares Georreferenciadas (GIPAG/UFSM), quando foram georreferenciados aproximadamente 1.000 estabelecimentos produtores de frutas nos 35 municípios da Região Central do Rio Grande do Sul. A fruticultura, quando comparada a outras atividades, permite em pequenas áreas um potencial maior de rentabilidade, e tem sido apontada em diversos fóruns como uma das oportunidades para o desenvolvimento territorial. O acréscimo de espaços como feiras livres, vendas de porta em porta e, ultimamente, a participação nos mercados institucionais (merenda escolar, quartéis, restaurantes universitários etc) tem despertado uma potencialidade para garantir que famílias rurais possam continuar a viver no campo com renda adequada. A preocupação crescente da população com a consciência alimentar e a qualidade de vida tem aparecido como uma das oportunidades para esse segmento produtivo, principalmente para um período pós-pandemia
Um histórico de iniciativas no setor
Além de um setor específico de Fruticultura e de um setor de agroindustrialização voltado para pensar e criar condições na agregação de valor às frutas, o Colégio Politécnico conta com diversos laboratórios e iniciativas que contemplam a área. Exemplo disso é o Setor de Espécies Nativas e de Práticas Ambientais (Senpa), com produção de mudas de frutíferas nativas. Do mesmo modo, a cultura da noz-pecã é desenvolvida no grupo Pecan Technology, que atua nas questões inerentes à cultura da noz-pecã, incluindo novas tecnologias, qualidade e redução de custos de produção. O Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Agroalimentares Georreferenciadas (GIPAG/UFSM), atua em questões de ensino, de pesquisa e de extensão dentro da temática da alimentação e suas múltiplas relações, com muito enfoque a partir da fruticultura, envolvendo profissionais da área da extensão rural, administração, informática e geoprocessamento. Do mesmo modo, a fruticultura está presente no Projeto Polifeira do Agricultor, que se tornou referência em assistência técnica e extensão rural, mantendo contato permanente com produtores e consumidores. Além desses grupos e iniciativas, a proposta atual do Técnico em Fruticultura conta com a participação de docente vinculado ao Grupo de Estudo de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos no Solo (GEPACES) do Centro de Ciências Rurais, com trajetória em estudos relacionados a manejo e nutrição de frutíferas.
Para informações adicionais, escreva para ead.fruticultura@gmail.com ou pelo telefone (55) 3220 8273. Link para edital e inscrições: Processo Seletivo Curso Técnico em Fruticultura EaD.
Confira nos quadros abaixo as modalidades de qualificação profissional técnica e a relação de professores do curso.
Modalidades de qualificação profissional técnica
Assistente em Fruticultura 330 horas |
Climatologia agrícola |
Educação a Distância e Moodle | |
Fisiologia vegetal | |
Implantação de pomares | |
Irrigação e fertirrigação de plantas frutíferas | |
Princípios de Agroecologia | |
Uso e Manejo em Solos de Pomares | |
Viveiros e Propagação de Mudas | |
Produtor de Árvores Frutíferas 300 horas |
Frutíferas de Clima Tropical e Subtropical |
Frutíferas de Clima Temperado | |
Nutrição Mineral em Frutíferas | |
Manejo Fitossanitário em Fruticultura | |
Pequenas Frutas e Frutas Nativas | |
Assistente de Negócios em Fruticultura 300 horas |
Administração Rural e Projetos em Fruticultura |
Extensão e desenvolvimento Rural | |
Introdução a Fruticultura, Empreendedorismo e Experiências Organizativas | |
Vivências em Fruticultura I | |
Vivências em Fruticultura II | |
Assistente de Controle de Produção 270 horas |
Fisiologia Pós-Colheita em Fruticultura |
Geoprocessamento aplicado na Fruticultura | |
Mecanização e Máquinas utilizadas na Fruticultura | |
Processamento de Frutas | |
Produção Agroecológica de Frutas |
Professores do Curso
NOME DO PROFESSOR | TITULAÇÃO |
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Adão Leonel Mello Corcini | Engenheiro Agrônomo, Mestre em Ciência do Solo |
Alessandro Carvalho Miola | Engenheiro Florestal, Mestre em Geomática e Doutor em Engenharia Agrícola |
Diniz Fronza | Engenheiro Agrônomo, Especialista em Irrigação e Drenagem, Especialista em Administração Rural, Mestre em Engenharia Agrícola e Doutor em Irrigação e Drenagem |
Gustavo Brunetto | Engenheiro Agrônomo, Mestre, Doutor e Pós Doutor em Ciência do Solo Coordenador do Grupo de Estudo de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos no Solo – GEPACES |
Gustavo Pinto da Silva | Zootecnista, Mestre e Doutor em Extensão Rural Coordenador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Agroalimentares Georreferenciadas (GIPAG) |
Luciano Zucuni Pes | Engenheiro Agrônomo, Mestre em Engenharia Agrícola e Doutor em Ciência do Solo |
Magda Aita Monego | Farmacêutica e Bioquímica, Tecnóloga de Alimentos, Mestre e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos |
Marlene Terezinha Lovatto | Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora em Agronomia |
Renato Trevisan | Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Agronomia, Pós-doutor em Ciências Agrárias |
Róberson Macedo de Oliveira | Zootecnista, Mestre e Doutor em Zootecnia, Doutor em Zootecnia Pós-doutor em Economia e Gestão |
Tatiana Taschetto Fiorin | Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora em Ciência do Solo |
Valmir Aita | Engenheiro Agrônomo, Mestre em Zootecnia e Doutor em Engenharia Agrícola |