Colégio Politécnico inaugura seu primeiro banheiro inclusivo

Na última quinta-feira, 30 de junho, às 15h, o Colégio Politécnico inaugurou o primeiro banheiro inclusivo da instituição, no primeiro andar do bloco E. O espaço é individual e foi inaugurado com o intuito de ser utilizado por todos e todas, para que, independente da identidade de gênero, as pessoas se sintam incluídas e respeitadas no ambiente em que circulam.

O design das placas identificatórias nos banheiros públicos sempre seguiu um único critério, o sexo biológico, que se baseia na identificação genotípica e considera os órgãos sexuais do nascimento. Ao fazer isso, desconsidera-se a identidade auto declarada de gênero, que consiste na forma como a pessoa se identifica com seu gênero, determinada pela forma como se sente e como deseja ser tratada e reconhecida pelos demais. Essa nova abordagem segue as normativas da instituição, como dispõe o Artigo 29, presente na seção III, Eixo 3 – Assistência da Resolução UFSM Nº064/2021.

Na busca por atender todas as pessoas, a identificação de banheiros inclusivos se faz, portanto, essencial. Para Lays Jost, estudante de psicologia e bolsista do Departamento de Ensino, o banheiro inclusivo é extremamente importante, já que torna o colégio um ambiente mais acolhedor e seguro, além de disparar a reflexão no corpo escolar sobre as vivências de corpos trans e não-binários.

Como mostra a imagem abaixo, na esquerda da placa, aparecem três símbolos (feminino, masculino e pessoas LGBTQIAPN+). Já na direita, está presente a imagem de um boneco com cadeira de rodas, simbolizando pessoas com necessidades especiais. Além da placa instalada no banheiro do primeiro andar do bloco E, entre os banheiros coletivos feminino e masculino, deverão ser instaladas outras nos sanitários localizados no térreo dos blocos F e G nos próximos dias, adicionando, assim, mais dois banheiros inclusivos à estrutura da instituição.