PoliFeira do Agricultor estará presente com lanches e produtos no Descubra UFSM

Como um incentivo à agricultura familiar, as vendas nos três dias serão exclusivas do projeto de extensão vinculado à universidade

Nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, quinta, sexta-feira e sábado, alunos de diversos municípios da região e de todo o país irão visitar a Universidade Federal de Santa Maria para o Descubra 2022. Nesta ocasião, a PoliFeira do Agricultor estará com as bancas dispostas em frente ao prédio principal, para que os visitantes possam fazer seus lanches e desfrutar de produtos provenientes de agricultores familiares vinculados ao projeto de extensão da universidade.

O Descubra é uma iniciativa da UFSM para que estudantes do Ensino Médio possam conhecer a universidade e os cursos oferecidos por ela, o que facilitará a escolha futura. Além disso, também são divulgadas as iniciativas de ensino, pesquisa e extensão realizadas no ambiente acadêmico. O evento é gratuito e aberto ao público, mediante inscrição, e atende os alunos, seus familiares e suas escolas.

Depois de dois anos sem poder ser realizado de forma presencial, agora o Descubra retoma suas atividades. O sítio do projeto também publicou um vídeo sobre o decorrer de suas edições, para que o público entenda sua dinâmica e um pouco de sua história.

Mesmo quando realizada de forma on-line, a Polifeira participou das atividades do Descubra. Porém nessas oportunidades, apresentava-se o que era o projeto de extensão e sua relevância num contexto de formação universitária. A oportunidade de comercializar alimentos e participar mais ativamente é uma forma de valorizar as formas de produção vinculadas à agricultura familiar, a produção artesanal, mas também a articulação entre ensino, pesquisa e extensão.