Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Pratas da Casa: Mostra Acadêmica, artística e cultural do Colégio Politécnico compartilha conhecimento e integra os servidores da instituição

Em sua terceira edição, o evento Pratas da Casa voltou à presencialidade com diversas oficinas, palestras, exposições, homenagens e momentos de formação e integração. Ao longo da programação nos três dias, foram vários os momentos em que diversas gerações do Colégio puderam conviver e vivenciar seus vínculos e sua história. O início se deu na quarta-feira pela manhã, com uma atividade interativa e de criação artística com a profa. Marcia Lenir Gerhardt. Em seguida, foi realizada uma apresentação sobre a inserção do esporte Orientação como ferramenta para aprendizagem, a cargo dos professores Luiz Patric Kayser e Alessandro Miola. Na quinta-feira (15/12), pela manhã, o evento seguiu com um curso básico de Instagram, elaborado pela profa. Magda Aita Monego. Os participantes foram apresentados às estruturas e funcionalidades do aplicativo e receberam orientações importantes sobre conteúdos e recursos. Ao final, foram feitos exercícios práticos.

Jornal Temático: 60 anos do Colégio Politécnico

Projeção do jornal esmiuçou ao público a produção do periódico

Ainda na quinta-feira, à tarde, no Auditório do Colégio Politécnico da UFSM, o público acompanhou o Lançamento do Jornal Temático dos 60 anos do Colégio Politécnico, escrito, produzido e editado pelos alunos e alunas do Ensino Médio. A abertura contou com um momento cultural da aluna Cecília Bellochio Goulart, que presenteou o público com duas canções.

Cecília Bellochio Goulart, aluna do Ensino Médio da instituição

Sob orientação do grupo de professores do Ensino Médio e coordenação das professoras Cláudia Letícia de Castro do Amaral e Miriane Fonseca, os estudantes produziram um jornal temático que apresentou diversos gêneros textuais e abrangeu marcos históricos do Colégio por meio de entrevistas, perfis, reportagens, além de elementos gráficos, todos criados em projetos e atividades de aula. Na apresentação, as docentes ressaltaram a importância da aprendizagem por projetos para a resolução de problemas reais, de forma que os alunos pudessem desenvolver as atividades do jornal de forma crítica e criativa.

Grupo de professores e estudantes que participaram da elaboração do projeto

Em seguida à apresentação, foi realizada a entrega de certificados do concurso “Cartas ao Poli”, cuja premiação e sarau foi realizada no ano de 2021. Os primeiros colocados nas categorias que estavam presentes leram suas cartas, revivendo a emoção dos textos.

Premiados(as) no concurso literário “Cartas ao Poli” receberam certificados e realizaram leituras de suas produções

Na Galeria abaixo, confira os momentos de entrega e de leitura.

Quem faz e faz história no Politécnico: reconhecimento e emoção

Após um intervalo e coffe break, às 16h30, o público retornou ao auditório para uma apresentação musical de Marcos Luis Cassal, que abriu o momento “Quem fez e faz a história no Politécnico”, na qual servidores aposentados e ativos foram homenageados por seus colegas de casa. O momento cultural fortaleceu a memória e a união dos servidores da instituição, que se reencontraram com colegas e amigos após a pausa da pandemia e da aposentadoria de alguns deles.

Ao final, a atividade seguiu no hall dos blocos F e G com a exposição de banners que mostravam trabalhos de ensino, de pesquisa e de extensão. Confira na galeria abaixo os registros dos homenageados.

O evento se encerrou na sexta-feira, dia 16. Pela manhã, o prof. Rafael Gressler Milbradt apresentou projeto de pesquisa sobre o veículo elétrico Nissan Leaf, desenvolvido na UFSM. Os presentes puderam realizar um test-drive e experimentar a infraestrutura de recarga disponível na instituição. Ao meio-dia, no DTG Noel Guarany, os servidores compartilharam um almoço (risoto), gesto que retoma uma tradição de confraternização. Logo após a refeição, os presentes apreciaram uma apresentação de danças gaúchas realizada pelos integrantes do DTG.

Em seguida, os inscritos se dirigiram a um Minicurso de Arranjo Floral Natalino, conduzido pelas professoras Denise Estivalete Cunha e Marília Milani. Com enfeites típicos como bolinhas, pinhas e laços, os participantes construíram um arranjo em um recipiente de vidro utilizando mudas de plantas produzidas na instituição.