Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Candidatos e candidatas realizam prova de ingresso para o Colégio Politécnico da UFSM

Processo Seletivo movimentou o campus de Camobi nos dois turnos. Gabaritos das provas já estão disponíveis.



Candidatos(as) antes do início das provas

A prova para ingresso no Ensino Médio e nos Cursos Técnicos do Colégio Politécnico e do Colégio Técnico Industrial (Ctism) da UFSM ocorreu neste domingo (08). As inscrições estiveram abertas no período entre os dias 21 de setembro e 21 de novembro de 2022 e contaram com cerca de 2.800 candidatos em ambos os colégios. O Processo Seletivo busca selecionar estudantes para cerca de 1000 vagas disponíveis, em diversas áreas do conhecimento. Os aprovados iniciarão as aulas no primeiro semestre letivo deste ano e devem ficar atentos às próximas datas de divulgação dos resultados no site do Colégio.

 

A aplicação das provas ocorreram no prédio 70, do próprio Colégio Politécnico, e no prédio 74, Centro de Ciências Sociais e Humanas, e tanto o local como as salas puderam ser conferidas pela internet e pelas listas disponibilizadas na entrada de cada centro. No período da manhã, os interessados em completar as vagas para o Ensino Médio e Ensino Técnico Integrado realizaram a prova das 8h às 12h, a qual possuía conteúdo do Ensino Fundamental.

Candidatos(as) ao Ensino Médio compareceram acompanhados de suas famílias ou responsáveis.

No turno da tarde, o início da aplicação da prova ocorreu às 14h e teve fim às 18h, sendo esta para os interessados nos Cursos Técnicos e com conteúdo do Ensino Médio, por se tratar de um curso subsequente a ele. As vagas para os cursos do Colégio Politécnico estão distribuídas em 16 Cursos Técnicos presenciais (Administração, Agropecuária, Agricultura, Agricultura de Precisão, Alimentos, Comércio, Contabilidade, Cuidados de Idosos, Enfermagem, Farmácia, Geoprocessamento, Informática, Meio Ambiente, Paisagismo, Secretariado e Zootecnia) e 60 vagas no curso Técnico de Fruticultura na modalidade à distância. Fabiane Almeida, 47 anos, candidata ao Curso Técnico em Secretariado comenta sobre seu interesse em ingressar no Colégio, citando o crescimento e conhecimento pessoal que isso pode lhe proporcionar: “Fiquei muito tempo sem estudar e terminei o Médio faz pouco, consegui me inscrever e imagino um futuro bem melhor, com conhecimento tudo na vida fica melhor”

Candidata ao Curso Técnico em Secretariado, Fabiane Almeida, ao Técnico em Geoprocessamento, Anajara da Rosa, e ao Técnico em Contabilidade, Fabiola da Rosa.

O número de candidatos foi maior em relação ao ano anterior e o índice de abstenção foi de 27%. Perto do local de provas, estavam presentes bancas da PoliFeira do Agricultor, que comercializavam alimentos. Mais de três mil pessoas – entre candidatos, seus acompanhantes e famílias, bem como servidores – movimentaram o campus Camobi durante o dia.

Consulta de gabaritos

O gabarito preliminar da prova foi publicado nesta segunda-feira (09), na página do processo seletivo, e é passível de recurso durante 48h após a publicação. A classificação preliminar será divulgada até o dia 23 de janeiro e o resultado final até dia 31.

Acesse aqui a página do processo seletivo para conferir o gabarito preliminar das provas

 

(Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico. Texto e fotos: Cristine Michelin/ Edição: Giuliana Seerig.)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-6227

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes