Acadêmicos do Curso de Gestão de Cooperativas do Colégio Politécnico realizam doação para crianças carentes em Santa Maria

Durante a disciplina de Práticas de Gestão em Cooperativas, os alunos criaram a Cooessência, para aprender na prática o funcionamento de uma cooperativa; os resultados financeiros foram doados para a CEFASOL

Na noite de quarta-feira, 25, o Colégio Politécnico reuniu estudantes, professores e representantes do Centro de Referência Familiar Recanto do Sol (CEFASOL) para a assembleia de encerramento da Cooperativa Cooessência. Na ocasião, os alunos fizeram a doação de 4.872,50 para o projeto que auxilia crianças carentes no Bairro Camobi, em Santa Maria (RS).

A condução dos trabalhos na disciplina envolveu a aproximação da prática, desde a constituição da cooperativa, seu desenvolvimento e sua extinção. Ao longo das aulas, os discentes criaram a Comissão constitutiva que elaborou o edital de convocação dos associados, conduziram a assembleia e propuseram o estatuto da cooperativa que denominaram Cooessência.

A turma deliberou democraticamente, após um brainstorming, que se dedicaria à produção e comercialização de aromatizadores de ambientes. Também definiram, entre os cooperados, quem exerceria a presidência e as diretorias de marketing, produção, pessoas e finanças. A partir desse momento, toda a disciplina teve a condução da Presidência da cooperativa e seus cooperados, com apoio dos docentes, quando necessário.

O desenvolvimento do produto envolveu duas etapas, a formulação e a embalagem. A formulação foi realizada no Laboratório de Práticas Farmacêuticas do Colégio Politécnico, com a liderança da cooperada Andrieli Souza (Técnica em Farmácia) e supervisão da professora Magda Aita Mônego, (coordenadora do Curso Técnico em Farmácia). A fase de embalagem foi realizada em sala de aula.

Ao longo da disciplina, os acadêmicos foram desafiados a elaborar relatórios de marketing, produção, gestão de pessoas e finanças, de responsabilidade dos diretores e demais cooperados.

Foto: Diretoria de Gestão de Pessoas conduzindo dinâmica motivacional para os colaboradores da Cooperativa Cooessência.

Com isso os alunos vivenciaram várias situações e problemas que um empreendimento real enfrenta. Os desafios de logística, materiais, produção e comercialização envolviam todos os participantes e suscitaram soluções de natureza técnica e pedagógica.

Foto: Produção de aromatizantes da Cooessência com foco na aprendizagem e na causa social.

No final de cada dia produtivo, a diretoria reunia-se para debater e alinhar os problemas que aconteciam durante a fase de elaboração do produto. Em cada momento, se necessário, havia a reorganização do planejamento de produção. Os associados e gestores debateram também as melhores estratégias para compra de materiais, produção e comercialização e alternativas para o sucesso da cooperativa.

Os futuros gestores de cooperativa também apresentaram os relatórios parciais e finais de suas respectivas diretorias. A aluna Presidenta da Cooessência, Cristiane da Silva Martins, declarou o seguinte: “Como acadêmica do curso Gestão de Cooperativas jamais imaginei que durante meu tempo de graduação iria experimentar tamanha vivência que a disciplina de Práticas de Gestão em Cooperativas nos ofereceu. Para nós alunos foi uma experiência sensacional de como vivenciar uma cooperativa na prática, pois passamos por todos os desafios e dificuldades semelhantes ao que acontece no mercado de trabalho. Tenho certeza que para minha caminhada acadêmica sai muito mais enriquecida e apaixonada pelo meu curso”.

Para os Professores Vitor Kochhann Reisdorfer, Berenice Santini e Ezequiel Redin, do ponto de vista pedagógico a disciplina possibilitou uma boa aproximação da realidade da gestão de uma cooperativa, onde os alunos (cooperados) precisavam pensar todos os aspectos de uma organização de forma sistêmica e simultânea. Essa prática envolveu-os de forma muito ativa no processo de aprendizagem.

Na última aula do semestre, 25/01, houve a assembleia final para apresentação e aprovação dos resultados, bem como a extinção da cooperativa. O momento contou com a presença das Irmãs de Maria de Schoenstatt, representantes da CEFASOL. A cerimônia de entrega foi marcada por muita emoção e agradecimentos pela possibilidade da turma auxiliar as crianças com vulnerabilidade social.

A disciplina é um exemplo das estratégias inovadoras praticadas no curso

A disciplina de Práticas de Gestão lança mão de metodologias ativas com o intuito de estimular o discente a compreender o processo de concepção, criação e desenvolvimento de um produto. Os estudantes atuam de forma cooperativa nos processos de gestão da produção, comercialização, gestão de pessoas e controles financeiros/gerenciais de uma organização, e estimulando o espírito empreendedor, contribuindo com sua atuação no ambiente de negócios.

Nesse sentido, objetivou tornar os alunos protagonistas do seu próprio desenvolvimento, compreendendo a organização da cooperativa. Com o uso de metodologias ativas, característica fundamental do Colégio Politécnico da UFSM, os discentes da turma de Gestão de Cooperativas percebiam, interpretavam e faziam intervenções na realidade, motivados na busca de resultados financeiros positivos que doariam para as crianças carentes da CEFASOL.

Vitor, Berenice e Ezequiel salientam que os resultados do processo educativo foram expressivos, tanto na formação acadêmica quanto na formação ética e humana/social. Consoante com o que se espera de um processo de formação profissional de qualidade e alinhado com os princípios e valores cooperativos.

Foto: Assembleia final e cerimônia de doação para a CEFASOL.

Fotos e Texto: Ezequiel Redin

Para saber mais, acesse o perfil do Instagram da Cooessência e da CEFASOL