Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Colégio Politécnico da UFSM oferece 26 vagas para ingresso e reingresso na graduação

Inscrições para o processo seletivo vão até 17 de fevereiro



O processo seletivo de ingresso e reingresso nos cursos presenciais de graduação está com as inscrições abertas até as 12h do dia 17 de fevereiro. O Colégio Politécnico oferece 26 vagas em 3 opções de cursos, para início das atividades acadêmicas no 1º semestre letivo de 2023.

As inscrições devem ser realizadas via web, e a isenção da taxa de R$37,00 poderá ser solicitada por candidatos de baixa renda nos dias 13 e 14 de fevereiro. A publicação do resultado final após recursos e das orientações para confirmação de vaga está prevista para 17 de março.

O curso de Tecnologia em Geoprocessamento, área de Ciências Exatas e da Terra, possui 20 vagas disponíveis. O curso é diurno, com a duração de três anos e meio. Forma profissionais capacitados a desenvolver atividades de produção, aquisição, armazenamento, análise, disseminação e gerenciamento de informações georreferenciadas e da tecnologia da informação.

Na área das Ciências Agrárias, o curso de Gestão Ambiental possui 5 vagas disponíveis. Nesse curso, os profissionais obtêm conhecimento para compreender e atuar na solução de problemas e minimização de impactos ambientais, além de desenvolver a visão sistêmica da área ambiental, com seus conflitos e alternativas que visem conciliar os aspectos produtivos com a conservação ambiental. O curso é de turno integral e tem a duração de 3 anos.

O curso de Gestão de Cooperativas disponibiliza uma vaga para ingresso e reingresso. A graduação está dentro da área das Ciências Sociais Aplicadas e possui a duração de 3 anos, com aulas à noite, e um percentual aproximado de 40% da carga horária é ministrado à distância (EaD).Forma profissionais de nível superior capacitados para a gestão de organizações, em especial as cooperativas, atuando nas áreas de marketing, gestão de pessoas, finanças e planejamento. Qualifica também para assessorar a constituição e desenvolvimento dessas organizações, bem como fomentar a educação cooperativa.

O edital com as orientações gerais, editais específicos dos cursos com as vagas disponíveis e acesso ao sistema de inscrições estão disponíveis no site da Prograd.

Modalidades disponíveis:

  • Reingresso: para candidatos que tenham abandonado ou cancelado algum curso de graduação da UFSM e pretendam reingressar no mesmo curso previamente abandonado/cancelado;
  • Transferência interna: para candidatos regularmente matriculados ou com trancamento total do semestre em curso de graduação da UFSM de qualquer campi, que pretendam trocar para outro curso de graduação da UFSM;
  • Transferência externa: para candidatos regularmente matriculados ou com trancamento total em curso de graduação de outra Instituição de Ensino Superior que pretendam ser transferidos para a UFSM;
  • Portador de diploma: para candidatos diplomados em cursos de graduação reconhecidos nacionalmente;
  • Reingresso com transferência interna: para candidatos que tenham abandonado ou cancelado algum curso de graduação da UFSM e pretendam retornar à Universidade em curso diferente daquele abandonado/cancelado.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-6527

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes