Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Colégio Politécnico recebe melhor avaliação entre as unidades da UFSM segundo relatório de Ensino-aprendizagem

Foto: Assessoria de Comunicação

A Universidade Federal de Santa Maria realizou, de 15 de agosto a 21 de setembro de 2022, o Processo de Avaliação de Ensino-Aprendizagem do seu primeiro semestre letivo presencial, pós-pandemia. Os resultados sobre o desempenho do Colégio Politécnico o colocaram no topo da lista entre as 13 unidades de ensino avaliadas.

Com nota final 8.87, o Politécnico foi seguido pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) e pelo Campus de Palmeira das Missões. A unidade obteve 55% das notas acima de 9 pontos de 10 e conseguiu uma participação de 58% no questionário, contando com 973 respostas.

A conclusão do processo avaliativo indica que, no primeiro semestre de 2022, os estudantes da instituição consideraram como satisfatórias as atuações dos professores para o desenvolvimento das disciplinas e as estratégias de ensino adotadas. Além disso, demonstraram-se satisfeitos com os conteúdos abordados nas disciplinas exploradas.

De acordo com a diretora de ensino do Colégio Politécnico, Berenice Santini, o resultado refere-se à natureza da Educação Profissional. Para ela, é essencial que haja acesso a atividades práticas, pois, assim, o ensino-aprendizagem fica mais próximo da realidade do estudante, gerando interação entre ele e os professores. “Essa proximidade entre alunos e docentes potencializa a aprendizagem e alimenta sua percepção positiva, expressa na avaliação da Comissão Própria de Avaliação”, afirma a diretora de ensino.

A pesquisa que avalia o 2º semestre letivo de 2022 já está disponível no Portal do Aluno e no aplicativo UFSM Digital. As respostas, que analisam a atuação dos professores, as estratégias de ensino adotadas e os conteúdos abordados, serão recebidas até o dia 31 de março.