Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Visita à sede da Cooperativa Agrícola Camnpal: Turma do curso Técnico em Agricultura realizou aula prática na última semana

Foto: Frederico Ravazi

Na noite da última quinta-feira (20), a turma do terceiro semestre do curso Técnico em Agricultura do Colégio Politécnico da UFSM visitou a sede da Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma (Camnpal), em Arroio do Só. A reunião foi organizada e ministrada pelo professor e coordenador do curso, Adão Corcini.

A aula da disciplina de “Beneficiamento e Armazenamento de Grãos e Sementes” ofertou conhecimento técnico sobre todo o processo que envolve o tratamento de materiais colhidos. Esse não foi o primeiro encontro, pois em janeiro deste ano, após o retorno das atividades práticas, alunos do 4º semestre estiveram na empresa para a mesma finalidade. Segundo a estudante Letícia Posser, a integração entre o meio acadêmico e o profissional possibilita o conhecimento de toda a logística pela qual as sementes passam até chegar ao destino final. “Por mais que o professor fale e tente nos mostrar os processos, na visita vimos que não é tão fácil, rápido e tranquilo assim”, afirma a aluna.

Foto: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico

Para outra estudante, Tatiele Nunes, o acompanhamento reforça a aprendizagem teórica e permite que os futuros profissionais saibam gerar sustentabilidade e renda. “Conhecimento. Acredito que essa palavra descreve a nossa experiência. A empresa consolida seu papel na sociedade, disseminando boas práticas, e nós, alunos, vivenciamos a realidade”, declara a integrante da turma.

Há muitos anos, a companhia recebe estudantes e cede palestrantes para diversos cursos. A primeira turma de Técnico em Agricultura, iniciada em 2018, visitou a sede no 1º semestre. O objetivo era avaliar o trabalho da empresa na prevenção de acidentes e no uso de equipamentos de proteção individual. De acordo com o coordenador, a Camnpal é parceira, desde 2019, do curso Técnico em Fruticultura para aulas práticas. Mesmo durante a pandemia, a empresa contribuiu com a formação dos futuros técnicos em agricultura, com atividades remotas.

Foto: Frederico Ravazi