Ensino Médio do Colégio Politécnico é premiado em etapa regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Foto: Giovana Costa

No dia 18 de maio, ocorreu, no auditório Wilson Aita do Centro de Tecnologia da UFSM, a cerimônia regional de premiação da 17º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Foram premiados 101 alunos, 16 professores e 8 escolas, em uma entrega das medalhas referente a edição 2022 da olimpíada.

O Politécnico foi um dos destaques do dia recebendo 5 medalhas ao total, nas categorias ouro e bronze. Os alunos premiados foram: Felipe Hayashi Durigon, 2º ano, medalha de ouro; Guilherme Brizzi, concluinte, medalha de bronze; José Eduardo Vargas Rigo, concluinte, medalha de bronze;  Henrique da Rosa Pozzebon, 2º ano, medalha de bronze e Pedro Henrique Lorenzoni Ribeiro, 2º ano, medalha de bronze. Receberam suas medalhas e certificados no evento os alunos premiados com bronze, já Felipe o medalhista de ouro receberá sua medalha na cerimônia nacional da olimpíada que será em Florianópolis/SC no dia 05/06.

Além disso, o Colégio Politécnico foi considerado uma escola premiada na modalidade de escolas seletivas (escolas em que a forma de ingresso é feita através de processo seletivo). Somente 14 escolas brasileiras foram premiadas nesta categoria da Obmep.  A escola esteve representada no evento pela diretora, Marta Von Ende e o professor de matemática dos czursos, Fabrício Fernando Halberstadt.

Obmep –  A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, criada em 2005, é promovida anualmente pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e dividida em três níveis:  6º e 7º ano do Ensino Fundamental; 8°e 9° ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio. As provas são divididas em duas fases. A primeira é realizada entre todos os alunos das escolas com questões objetivas, na qual são selecionados seis colocados. Os selecionados realizam a segunda fase em prova dissertativa, concorrendo nacionalmente. Os medalhistas de cada edição são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), que visa ampliar o conhecimento científico do aluno e proporcionar a ele o contato com diferentes questões do âmbito matemático.

A edição de 2023 da olimpíada já está em andamento. A primeira fase das provas foi realizada dia 30/05; os seis alunos do Politécnico selecionados para a segunda prova de nível nacional competirão com os demais selecionados do país dia 07/10.