Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Semana do Meio Ambiente: Politécnico sedia Semana Acadêmica sobre Educação Ambiental e lança iniciativa de reciclagem “EcoPoli”

A Semana do Meio Ambiente, comemorada anualmente, foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas para promover ações sustentáveis em todo o mundo. Neste ano, a celebração ocorre de 5 a 9 de junho e tem como tema o combate à poluição plástica. No Politécnico, a semana será celebrada com uma série de iniciativas e atividades relacionadas ao tema.

A V Semana Acadêmica do Curso Técnico em Meio Ambiente se realizará ao longo da semana, no Anfiteatro do Colégio Politécnico da UFSM, com início no dia de hoje (5). O evento está sendo desenvolvido por estudantes do terceiro semestre, com orientação da professora Ísis Pasquali e do professor e coordenador do curso, Maurício Tratsch. Às 13h30, haverá a palestra “Como Ensinar Educação Ambiental”, apresentada pela professora Drª. Suzimary Specht. Às 16h, a Mestra e gestora do Parque Natural Municipal dos Morros, Marina Deon, administra o encontro expositivo com o tema “Valorização das iniciativas locais para conservação e importância das Unidades de Conservação”.

Na terça-feira, duas palestras acontecerão; a primeira, intitulada “Anuros: quem são? Métodos de identificação e impactos ambientais”, será exibida pela mestra Amanda Brum, às 13h30. A outra, ministrada pela professora Drª. Liliana Essi, às 16h, abordará o tema “Inventários Florísticos: conhecer e conservar”.

Das 13h30 às 17h30, no dia 7, será feita uma saída de campo à Unidade de Conservação de Proteção Ambiental – Parque Natural Municipal dos Morros. A visita, organizada pelos professores Everton Behr e Leopoldo Witeck e pela equipe do Parque, possui vagas limitadas.

O evento é destinado a todas as pessoas que tenham interesse na área ambiental e em conhecer mais abordagens relacionadas ao tema da sustentabilidade. As inscrições para participar do evento podem ser realizadas de modo online no portal da UFSM ou presencialmente, no Politécnico, doando um quilo de alimento não perecível ou ração.

EcoPoli

Coordenado pela professora Isis Pasquali, o projeto EcoPoli fará sua estreia oficial com uma exposição em apoio à coleta seletiva de Santa Maria, por volta das 9h da manhã, no hall do Bloco F. A ideia, que existe desde 2016, foi contemplada neste ano com um edital de fomento a projetos de destinação de resíduos sólidos. O processo possibilitou a conquista de um espaço adequado para a realização das atividades planejadas pelo EcoPoli.

A ação visa, por meio da promoção de oficinas de reciclagem e separação de resíduos, engajar alunos e cidadãos nos ideais de preservação ambiental e sustentabilidade. Debates sobre o descarte correto e a valorização de itens recicláveis serão promovidos. Mais informações sobre o EcoPoli podem ser obtidas em seu perfil no instagram.

Uma vez ao mês, o projeto estará aberto para a participação da comunidade. Nas ocasiões, serão desenvolvidos artesanatos com uso de materiais recicláveis com os visitantes e, em algumas práticas, haverá alguém responsável por demonstrações que ensinam a repetição em casa.

Gestão Ambiental e Técnico em Meio Ambiente: confira as formações na área oferecidas pela instituição

Na área de meio ambiente, a instituição oferece dois cursos: o Técnico em Meio Ambiente, com duração de um ano e meio, e o curso superior em Gestão Ambiental.

O Curso Técnico em Meio Ambiente prepara profissionais para atuar na gestão dos recursos naturais, planejando e executando políticas ambientais para empreendimentos públicos e privados, ou mesmo em uma empresa própria. O profissional poderá contribuir significativamente com a redução de impactos sobre o meio e, consequentemente, com a melhoria da imagem e desempenho sócio-ambiental de empresas e estabelecimentos que utilizam recursos naturais, propondo alternativas sustentáveis e economicamente viáveis. É um profissional fundamental para empresas que, devido à sua atividade, necessitam adequar-se às exigências de órgãos ambientais. O curso é ministrado no turno da tarde, por um ano e meio, mais um estágio prático.

O curso de Gestão Ambiental é o curso para quem tem como propósito trabalhar a promoção da sustentabilidade. Os acadêmicos em Gestão Ambiental realizam seus estudos relacionados com a prevenção, solução ou minimização de problemáticas ambientais. Ao longo do curso, o aluno desenvolve uma visão sistêmica da área, com seus conflitos e alternativas para conciliar os aspectos produtivos com a proteção ambiental. O curso é de nível superior, em turno integral e com a duração de três anos.

Confira outras informações no sítio do Colégio: