Professora do Colégio Politécnico da UFSM recebe o prêmio Mulher 2023 – “Para quem faz a diferença”

A professora Drª. Márcia Lenir Gerhardt recebeu o prêmio Mulher 2023 – “Para quem faz a diferença”, solenidade que homenageou 40 mulheres do Rio Grande do Sul. O Prêmio Mulher 2023, realizado há mais de 20 anos, é dedicado às mulheres que fazem a diferença através de suas profissões e contribuem com as comunidades onde atuam no estado. A premiação é realizada pelo jornalista do Zero Hora RS, Saul Júnior, com produção de pesquisa da Lester Comunicação & Eventos e apoio do Clube do Comércio de Porto Alegre. O evento com a entrega dos troféus personalizados aconteceu no Clube do Comércio da capital gaúcha, na noite de 20 de maio de 2023.

Márcia Lenir Gerhardt leciona no Colégio Politécnico da UFSM para o Ensino Médio, Técnico e Tecnológico. A docente possui graduação em Artes Visuais e especialização e mestrado em Educação na Universidade Federal de Santa Maria. Seu doutorado-sanduíche em Educação foi realizado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS e na Universidade de Siegen/UNI-SIEGEN, no estado de Nordrhein-Westfalen, Alemanha. Nos diversos projetos e iniciativas voltados à área artístico-cultural de Santa Maria que contam com sua orientação, Márcia permite que adolescentes vivenciem o conhecimento e a ciência por meio de museus, espaços urbanos e até mesmo do Cemitério Municipal. Com o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, a professora incentiva a iniciação científica em diferentes áreas.

Créditos das Fotos: Raphael Padilha

Ao permitir que adolescentes vivenciem o conhecimento e a ciência por meio de diferentes espaços e museus, Márcia desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão e incentiva a iniciação científica em diferentes áreas. Durante 3 anos consecutivos, a professora foi premiada com o 1º lugar no evento “Espaço ciência: mostra de ciência e matemática”, da Universidade Franciscana de Santa Maria, o que proporcionou aos alunos bolsas de pesquisa CNPQ na instituição.

A docente participa da orientação de diversos projetos desenvolvidos em Santa Maria. O projeto “Georreferenciamento do Patrimônio Cultural/Museus a céu aberto em Santa Maria/RS: patrimônio, paisagem e turismo”, desenvolvido por alunos do Ensino Médio, Técnico e Tecnológico, conta com a professora na identificação, registro de imagens, georreferenciamento e tridimensionalização da arte cemiterial do Cemitério Municipal De Santa Maria. Márcia orienta o aplicativo Encontr’arte SM, construído por alunas do ensino médio e que, durante a pandemia, permitiu que a comunidade tivesse contato com esculturas de arte dispostas em diferentes regiões da cidade. A criação de um Museu Virtual, que abrigará esculturas tridimensionalizadas da arte cemiterial, das esculturas do campus da UFSM, do centro da cidade e de outras peças artístico-culturais, também tem orientação da professora. Participa, ainda, da criação do “Jornal Temático: uma proposta interdisciplinar”, já na sua 5ª edição, trabalhado nas turmas do Ensino Médio do Politécnico. A partir de propostas investigativas sobre o patrimônio público santa-mariense, o aluno conhece, identifica, registra e observa a atual situação do acervo cultural e artístico local, se colocando como sujeito protagonista do seu aprendizado e cidadão atuante na sociedade.