Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cooperação Técnica entre Colégio Politécnico e Itaimbé Máquinas cria Laboratório de Tecnologias de Agricultura Digital



Com parceria que dura mais de 30 anos, Colégio Politécnico da UFSM e  Itaimbé Máquinas de Santa Maria desenvolvem mais um projeto: a criação do “Laboratório de Tecnologias de Agricultura Digital”. O espaço será instalado na área nova do Politécnico e tem previsão de inauguração no final deste ano.

A utilização do novo laboratório se dará em aulas práticas de diversos cursos do Colégio, em especial o curso Técnico em Agricultura de Precisão. “A criação do laboratório surgiu da necessidade de um espaço interativo que proporcionasse o contato direto dos alunos com as tecnologias embarcadas em máquinas agrícolas”, comenta Luciano Pes, Coordenador curso Técnico em Agricultura de Precisão.

Hoje em dia, máquinas e implementos agrícolas possuem uma variedade de componentes tecnológicos, sendo necessária a manipulação e visualização na prática para um melhor entendimento da sua instalação e funcionamento.

O laboratório contará com diversos equipamentos, como: piloto automático, antena receptora de sinais de GNSS, diversos sensores, atuadores e demais componentes da eletrônica embarcada em máquinas agrícolas, monitores, entre outros. O investimento para o laboratório consistirá na adequação física (reforma) de um espaço para abrigar a sala, bem como a instalação de forro, climatização e mobiliário, que serão de responsabilidade do Colégio Politécnico. Todos os demais equipamentos relacionados com a eletrônica embarcada das máquinas agrícolas serão cedidas mediante comodato pela empresa Itaimbé Máquinas.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-7510

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes