Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

CRT em Ação – Santa Maria: Colégio Politécnico participa de evento do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul

Instituição participou de plenária, apresentou projetos e recebeu visita técnica em laboratórios.

Cerimônia de abertura do evento no CTISM (Foto: Assessoria de Comunicação)

Nos dias 30 e 31 de agosto, o Colégio Politécnico da UFSM e o Colégio Técnico Industrial integraram o evento CRT em Ação, no qual o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul realizou uma série de atividades, entre palestras, plenárias, apresentações e visitas técnicas. O objetivo do evento foi a discussão sobre o fortalecimento do Ensino Técnico na região.

No dia 30 de agosto, o evento teve início no auditório do Colégio Técnico Industrial (CTISM) e contou com a presença de diversas autoridades do âmbito local, estadual e nacional. Estiveram presentes o reitor da UFSM, Luciano Shuch, o prefeito municipal de Santa Maria, Jorge Pozzobon, o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, José Luís Vieira Eggres, o diretor geral da Secretaria de Educação do Estado, Paulo Burmann, o representante do Conselho Federal de Técnicos Industriais, Ary da Silva Maia, o diretor de fiscalização e normas do Conselho Regional de Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul, Luiz Augusto Santiago e o diretor financeiro do CRT-RS, João Francisco Silveira Martins.

A participação do Colégio Politécnico no evento, além das atividades entre as autoridades, incluiu também a apresentação de projetos da instituição. Karem Rodrigues Vieira, discente do curso Técnico em Fruticultura EAD e bolsista do projeto PoliFeira do Agricultor, apresentou aos presentes no evento o trabalho desenvolvido pela iniciativa, coordenada pelo professor Gustavo Pinto da Silva. Em sua apresentação, destacou como a feira aplica ensino, pesquisa e extensão por meio de diversas ações de apoio à produção de agricultores locais. Na mesma ocasião, André Millich, estudante do Curso Técnico em Agricultura de Precisão, explanou sobre o projeto de desenvolvimento institucional Advanced Farm 360, no qual é bolsista, coordenado pelo professor Luciano Zucuni Pes. A apresentação, que também contou com a participação do docente Ivan Maldaner, destacou as ações de inovação desenvolvidas recentemente.

Respectivamente, as apresentações dos projetos PoliFeira do Agricultor e Advanced Farm 360 (Foto: Magda Monego)

No dia seguinte (31), após a realização de uma plenária na sala de videoconferências do Colégio Politécnico, na qual a instituição foi representada pela professora Magda Monego, os conselheiros realizaram visitas técnicas nos laboratórios. A primeira delas foi ao Laboratório de Espécies Nativas e Práticas Ambientais, coordenado pelo prof. Renato Trevisan. Em seguida, realizou-se uma visita ao Laboratório de Floricultura e Paisagismo, coordenado pelo prof. Marcelo Rodrigues. A visita foi conduzida pela profa. Marília Milani e incluiu também uma visita à Floresce, projeto de floricultura-escola desenvolvida no âmbito do Curso Técnico em Paisagismo.

Plenária realizada no Colégio Politécnico (Foto: Assessoria de Comunicação)
Nas imagens, visita técnica ao Laboratório de Espécies Nativas e Práticas Ambientais e ao Laboratório de Floricultura e Paisagismo (Fotos: Magda Monego)

O coordenador de Educação do Conselho Federal, técnico e professor Ari Maia, esteve presente no evento e falou à Assessoria de Comunicação sobre a experiência de conhecer o Colégio e o trabalho desenvolvido por seus servidores e alunos. Em sua fala, o professor elogiou a participação e o envolvimento de professores e técnicos e a qualidade do que foi apresentado, em termos de ações e projetos. Também destacou o crescimento social como o objetivo das parcerias entre conselho, instituições de educação e setores produtivos.

Conselheiro federal prof. Ary da Silva Maria (Foto: Magda Monego)