Estudantes do Ensino Médio do Colégio Politécnico escrevem livro e fazem entrega oficial de obra à Biblioteca Setorial

Estudantes da 1ª série do Ensino Médio mergulham no mundo literário de modo divertido e criativo com proposta de escrita.

Como proposta da prática de multiletramentos, perspectiva que considera a multiplicidade de linguagens e de culturas, estudantes da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Politécnico da UFSM criaram um livro de fanfics e produziram uma série de podcasts relacionados ao mundo da leitura.

As atividades de ensino, que são frutos do projeto “Produção textual como instrumento de cidadania”, foram orientadas pela professora Cândida Martins Pinto e propõem tarefas de forma escrita, oral ou multimodal. Dessa forma, trabalhos referentes à leitura e à escrita de diversos gêneros textuais de bases narrativas e descritivas são realizados.

“Reescrevendo Histórias”

Na manhã de 28 de setembro, o livro “Reescrevendo Histórias”, produzido pela turma da 2ª série do Ensino Médio, foi lançado e entregue à Biblioteca Setorial do Politécnico. O trabalho teve orientação da professora Cândida e da bolsista do projeto “Produção textual como instrumento de cidadania”, Rochelle Oliveira. O evento ocorreu no hall do bloco F do colégio, e contou com a participação dos e das estudantes das 1ª e 2ª séries do Colégio.

Professora e alunos do Ensino Médio fazem entrega de obra de fanfics à Biblioteca Setorial do Colégio Politécnico (Foto: Arquivo docente)

A ideia de elaborar uma coletânea de textos foi executada na disciplina de Língua Portuguesa em 2022, a partir de uma sequência de aulas introdutórias sobre gêneros, formas de composição e características textuais. O formato escolhido foi a fanfic, narrativa ficcional geralmente escrita por fãs ou pessoas que acompanham franquias de produções literárias ou audiovisuais já existentes. Os educandos leram livros de seu interesse e escreveram sinopses, que são textos de resumo. O material foi publicado em um mural online para que os colegas pudessem contribuir com comentários e sugestões. As obras foram reescritas diversas vezes até que cada integrante da turma se sentisse satisfeito.

Sobre a atividade, Cândida comenta: “O objetivo era que eles (estudantes) se sentissem autores. O gênero fanfic foi eleito por ser algo mais jovem, que eles se identificam e que alguns relataram já participar de comunidades”. Para ela, embora disponibilizado no sítio do Politécnico antes do evento de lançamento – que foi uma surpresa à turma produtora -, o livro físico tem outro valor. O aluno Theo Stuker, da turma 21, participou da produção do conjunto de obras e considera a experiência instigante. “Foi divertido e um tanto desafiador. Por ter que criar uma história a partir de outra, muitas vezes eu não tinha ideia do que fazer, mas ao mesmo tempo me diverti”, declara.

Estudantes que participaram do projeto falaram sobre a experiência de produzir a obra (Foto: Arquivo docente)

Acesse aqui o Livro de Fanfics em formato PDF:

Outras atividades de fomento à interação literária

No segundo trimestre letivo deste ano, a 1º série criou um podcast narrativo com base em livros da literatura brasileira e estrangeira. A atividade, idealizada e orientada também pela professora Cândida Martins Pinto, objetiva incentivar a leitura e a execução autoral de diversos textos.

O processo de ensino do primeiro trimestre foi a escrita de sinopses e indicações dos livros escolhidos pelo grupo. O produto foi compilado e está sendo divulgado no Instagram da Biblioteca Setorial do Politécnico. Às sextas-feiras, o perfil posta cards com as indicações de leitura.

Exemplo de publicação no Instagram da BSCP com indicação de leitura pelos estudantes.

A partir disso, no período seguinte, o podcast foi sugerido. “Solicitei que eles escolhessem outros livros e que, com algumas orientações, fizessem episódios de podcast resumindo o livro. A narrativa não dá spoiler, justamente para despertar a curiosidade e a vontade de ler em quem ouvir”, explica Cândida.

Para a estudante Laura Carvalho, o exercício auxiliou no desenvolvimento de oratória e originalidade, além de ser um estímulo à curiosidade própria e alheia. “Conseguimos usufruir de nossa criatividade para cativar outra pessoa a ler o livro descrito”, complementa a discente.

De acordo com o educando Lorenzo Schneider Marchetti, criar um podcast baseado em uma obra literária ampliou seu aprendizado. “A atividade potencializou minhas estratégias de persuasão e apresentou-me, por meio dos outros podcasts e ensinamentos que jamais imaginei”, conclui.