Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Visita técnica à propriedade de produção orgânica de Frutas Vermelhas



 

Integrando atividades práticas dos cursos técnicos em Alimentos, em Fruticultura EaD e do Laboratório de Espécies Nativas e Práticas Ambientais -LENPA, do Colégio Politécnico da UFSM, professores do Colégio Politécnico, Magda Monego e Renato Trevisan, realizaram visita técnica à propriedade de produção de frutas vermelhas, em 09 de outubro.

Conduzida pelos proprietários Adriana Stefanello (estudante do Técnico em Fruticultura EaD do Colégio Politécnico) e Josele Fernandes, que atuam no segmento desde 2018, a visita possibilitou compreender o funcionamento da produção de morangos, amora preta e mirtilos no sistema orgânico. Os morangos são produzidos ainda, em sistema de produção semi-hidropônico em estufa, a partir do uso de diferentes tipos de calhas (madeira, viticalha, sleb, aproveitamento de galões Pet de água de 5 L).

O controle de pragas é realizado com iscas, com o uso de associação de plantas, além do emprego de experimentos com homeopatia. A propriedade ainda conta com pomar doméstico, com citrus, butiá, pera, nogueira, romã, guabiju, uvaia, cereja-do-rio-grande e parreirais. Após todo compartilhamento de conhecimento e de experiências, os professores tiveram a oportunidade de degustar o suco integral de uva produzido na propriedade.

 

Fotos: Acervo pessoal docente.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-7674

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes