Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Trabalho premiado na JAI 2022 participa do 41º SEURS em Ponta Grossa PR

Edição de 2023 do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul acontece em Ponta Grossa, no Paraná.



Foto: Arquivo docente

 

A pesquisa “Do Quintal do Quilombo”: Troca de Saberes e Resgate Identitário, coordenada pela professora do Colégio Politécnico, Suzanne Marcuzzo e desenvolvido pela aluna Janaina Cruz, foi premiado na JAI 2022, como melhor trabalho de extensão, e agora, convidado a participar da 41ª edição do SEURS, Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, que acontece de 25 a 27 de outubro em Ponta Grossa, no Paraná. 

Nesta edição, o evento tem como tema, “Extensão Universitária: Interfaces entre Ciências, Comunidades e Políticas Públicas”. O trabalho será apresentado em forma de oficina pela estudante de Gestão Ambiental, Janaína Cruz  e terá a metodologia de dinâmica de teia participativa, com troca de mudas medicinais utilizadas pelos quilombolas, discutindo seus usos e crenças. 

 

O trabalho premiado

O estudo proposto tem o objetivo de contribuir no resgate do conhecimento e do uso de plantas pelos quilombolas do Quilombo Picada Das Vassouras, localizado em Caçapava do Sul, incentivando a sociobiodiversidade do local. Além disso, estimula a criação de uma rede de articulação territorial entre comunidade quilombola, administração do município e comitê gestor do Geoparque de Caçapava do Sul para a divulgação dos “saberes-fazeres” do Quilombo e por meio de ações na comunidade, buscando o  diálogo entre as culturas, incluindo as relações entre visitantes e visitados, preservando a diversidade e promovendo o desenvolvimento local. 

Iniciado em 2021, o trabalho foi desenvolvido de forma coletiva, pois junto de Suzane e Janaina, estiveram na elaboração a Coordenadora do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), Cátia Celene e também, a moradora do quilombo e estudante, Sabrina dos Santos. A pesquisa iniciou com o diagnóstico sobre o etnoconhecimento de plantas das famílias quilombolas da Picada das Vassouras e Quebra Canga, posteriormente realizaram oficinas para que os moradores do Quilombo se sentissem pertencentes e compartilhassem seus conhecimentos. Em 2021 realizaram uma oficina com dinâmicas participativas e troca de mudas e, neste ano, irão implementar uma horta de medicinais para comercialização e recepção dos turistas na comunidade. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-7740

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes