Time feminino de Basquete da UFSM representa o Rio Grande do Sul nos Jogos Universitários Brasileiros e leva o título de campeão nacional

A equipe faz parte do projeto Basquete UFSM, coordenado pelo professor do Colégio Politécnico, Renato Coutinho

Na 70ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), sediada em Joinville/SC, o time de basquete feminino da UFSM conquistou a vitória na terceira divisão. O resultado foi definido pelo quinto e último jogo, ocorrido no dia 20 de outubro, contra o estado de Tocantins. A equipe adversária havia vencido a UFSM na primeira fase, mas, no retorno, perdeu o título pelo placar de 52×41.

Das cinco partidas enfrentadas pelo time gaúcho, três foram dentro da chave, uma na semifinal e outra na final. Na fase de grupos, a equipe obteve duas vitórias e uma derrota. Composta por 12 atletas, a equipa conta com o treinador Renato Coutinho, o auxiliar-técnico Eduardo Friedrich, o oficial de delegação Luiz Fernando Lemos e os preparadores físicos Matheus Pacheco e João Victor Bulsing na comissão técnica.

Essa trajetória se iniciou em 2022, ano de início do projeto Basquete UFSM – que visa incentivar a prática do esporte no ambiente estudantil e comunitário -, quando o grupo participou pela primeira vez dos JUBs e garantiu a terceira posição. O time esteve também em outras competições, como os Jogos Universitários de Praia e o Campeonato Gaúcho, que foi o passaporte da UFSM para os JUBs devido à classificação em primeiro lugar.

O treinador, que entrou para a equipe no último ano, considera o resultado uma representação do esforço coletivo das jogadoras, que são de diferentes centros da Universidade e conciliam treinos e aulas. “Algumas são bolsistas ou trabalham, então organizar tudo isso é bem difícil. O título mostra que a dedicação e todos os valores de respeito pertinentes ao esporte de responsabilidade deram certo, mesmo que outras universidades competidoras invistam muito mais do que nós”, declara.

Para Coutinho, a vitória reflete a importância do trabalho que está sendo feito e a intenção é democratizar o acesso ao basquete ainda mais. “Temos os grupos masculino, feminino e universitário, e, agora, o projeto de extensão Basquete Comunitário. A ideia é ampliar o basquete comunitário no ano que vem e trazer mais estudantes de diferentes níveis de ensino para poder participar, desde o nível de ensino fundamental até os cursos técnicos”, conclui o professor.